POLÍTICA
“O segredo é gostar de gente”, diz prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, ao aparecer como a mais bem avaliada do Acre
A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (sem partido), continua sendo a mais bem avaliada do Acre há pelo menos quatro anos. A confirmação veio em pesquisa realizada no final de março pelo Instituto Data Control, que deu a ela 90,2% de aprovação entre ótimo, bom e regular, ao ouvir moradores do município.
Entusiasmada com os números, da mesma forma como estava quando foi bem avaliada pela primeira vez há cerca de quatro anos, a prefeita disse ao AcreNews que parece estar iniciando sua gestão agora de tanta vontade de responder o carinho de seus munícipes. “Os desafios aumentam com uma pesquisa dessa”, admite.
Num bate papo curto, pelo telefone ela disse mais:
AcreNews – Como a senhora conseguiu atingir esse patamar, enquanto políticos derretem ante a criminalização da política?
Fernanda Hassem – É resultado de um trabalho coletivo, é o resultado de gostar de pessoas. Eu recebo com muita alegria, mas ao mesmo tempo muito determinada. Há muito por se fazer. Já havia muito por se fazer no município e agora com essa grande cheia, os desafios aumentaram. Nós temos que dar respostas na cidade, na área rural, aos nossos comerciantes que foram atingidos, a população de Brasiléia, reorganizar o nosso plano diretor, investimentos concretos na parte alta da cidade, guardar as pessoas… Eu sempre falo onde vou que o maior patrimônio de uma cidade é o seu povo e a gente trabalha para o povo, a gente trabalha para a população. Busquei em todos os momentos, principalmente nesse que foi um dos maiores desafios da minha gestão, humanizar o atendimento. Humanizar as pessoas. Colocar as pessoas em primeiro lugar. Isso é fruto de um trabalho árduo da equipe inteira. Uma coisa eu garanto, recebo esse resultado muito determinada a entregar até o final do meu mandato, se Deus permitir, uma cidade reestruturada e reconstruída.
AcreNews – A senhora se consolida de vez como liderança do Alto Acre com uns números desses do Data Control. Como dar respostas para a região?
Fernanda Hassem – Aproveito essa aprovação, em relação ao Alto Acre, muito determinada a fazer mais e melhor. Como prefeita de segundo mandato, eu sempre me coloquei como porta voz dessa região, levando os anseios da região do Alto Acre em todos os lugares que vou e, mais uma vez, vou buscar a todos, vou buscar o governador que tem uma obrigação conosco, vou buscar os oito deputados federais que tem obrigação conosco, os senadores, ajudar a reconstruir essa região que não tem um representante federal, mas que precisa dos anseios, precisa dos trabalhos, precisa se ver no mandato dos nossos parlamentares. Há muito por se fazer. Em onze anos, é a terceira grande cheia da nossa cidade e são bairros atingidos, instituições atingidas, muita gente atingida. É preciso uma junção de todos nós para que nós possamos reconstruir a cidade. Encerro minhas palavras dizendo que tenho a plena convicção que nós precisamos trabalhar unidos. Tudo na vida precisa de unidade. O maior patrimônio do estado e da cidade, é o povo, é a população. E a população espera em nós o trabalho. Eu sempre vou dar como resposta a minha cidade e a minha região, o trabalho.
AcreNews – A cidade está outra vez arrasada. Esses números vão ajudar nessa reconstrução?
Fernanda Hassem – Eu concluo recebendo esse resultado não com envaidecimento, pelo contrário, muito focada, tanto eu como toda a equipe. Eu dedico a equipe da prefeitura porque sozinha eu não sou nada. Com a certeza de que é necessário estabelecer as parcerias com as instituições e com os governos. Fazer uma parceria e uma governança tripartite entre o governo federal, governo estadual e governo municipal. Brasiléia é uma cidade resiliente que passou em onze anos, quase doze anos, por três grandes cheias. Então é necessária essa união tripartite para que a gente possa avançar naquilo que a população tanto anseia, que são dias melhores. Estou muito focada a dar o meu melhor. Não fico envaidecida, pelo contrário, arregaço as mangas para trabalhar cada vez mais pela população da nossa querida Brasiléia que tanto necessita e que tanto precisa.