EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO I Marcos Alexandre iniciou sua campanha a prefeito em silêncio absoluto, mas algumas reuniões estão vazando
O ex-prefeito de Rio Branco, Marcos Alexandre (sem partido), está em franca campanha. Tem até um staf com motorista e assessores. Algumas reuniões vazaram, sobretudo, com empresários, alguns dos quais prestando serviço atualmente na prefeitura de Tião Bocalom (PP).
Quanto a partidos, totalmente indefinido. Segundo a fonte da coluna, está praticamente descartada uma coisa: a volta ao PT. Ele está conversando com ‘donos’ de outras agremiações, entre estes o senador Sérgio Petecão (PSD) e até com o MDB.
Portanto, a presença dele na disputa de 2024 é fato. Não tem como querer esconder. Se pensa em se reeleger, o atual prefeito pode começar a estudar seu provável principal adversário, o ex-inquilino de sua sala que não tem grandes obras para lembrar aos eleitores na campanha, mas tem a indelével marca do cafezinho de madrugada na casa das pessoas, onde levava algo que agrada muito, sonhos.
Sem contestar
Pouca gente tentou desqualificar a pesquisa do Data Control divulgada nesta terça-feira, 4, por uma razão plausível: os acertos do instituto nas últimas eleições.
Meio caminho
O prefeito Zequinha Lima (PP) tem a garantia de apoio do governador Gladson Cameli (PP) à sua reeleição. Pela avaliação de Cameli no Data Control, quase 80%, o apoio dele é meio caminho andado para o prefeito.
Campeã
Quem continua campeã de aprovação é a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (sem partido). Há pelo menos quatro anos ela é esse fenômeno que ninguém sabe explicar.
Ninguém é pai
É bom ficar claro que dá bancada federal do Acre ninguém será pai de criança quando vier algum socorro financeiro ou uma grana para a reconstrução da BR-364. Todos foram Bolsonaro. Ou seja: se vier alguma coisa, a virtude será de toda a bancada, embora o senador Sérgio Petecão (PSD) tenha ficado neutro na campanha.
Suplente vira diretor
Gemil Júnior (PDT), primeiro suplente do senador Alan Rick (UB), foi nomeado como diretor da Secretaria de Governo. Mais uma prova da parceria cada vez mais líquida e certa entre Alan e o governador Gladson Cameli (PP).
Perdidos
Os adversários do governador Gladson Cameli (PP) não sabem mais o que fazer, principalmente depois da recente pesquisa do Data Control, onde ele aparece com alguma coisa perto de 80% de aprovação. Ninguém sabe mais como atacar o cara.
Tentando se limpar
Jorge Viana (PT), ex um bocado de coisa no Acre e atual presidente da Apex, está tentando de todas as formas se limpar com o povo do agronegócio. Ontem apelou para o ministro Carlos Favaro, da Agricultura. Tudo em função da infeliz fala dele em recente viagem à China.
Chapas fortes do PL
Presidente do PL no Acre, Edson Bittar inicia uma ‘turnê’ pelos municípios esse mês, onde vai reorganizar as comissões provisórias. O objetivo é criar um ambiente favorável para montar chapas de prefeito e vereadores.