POLÍTICA
“Se continuar no embalo que está, o MST vai invadir 2 milhões de hectares até o final da gestão Lula”, diz Tanízio
Em discurso na sessão desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Tanízio Sá (MDB), comentou sobre as invasões de terras nos primeiros três meses do governo Luiz Inácio Lula da Silva que segundo ele, já superam o total de ações durante todo o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro.
“Desde 1.º de janeiro, foram 16 invasões, sete do Movimento dos Sem Terra (MST) e nove da Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade. Em 2019, foram 11, segundo o Incra”, observou ele.
O emedebista pediu uma ação imediata da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Estava fazendo as contas aqui e cheguei à conclusão de que no final do governo Lula, os sem terras devem ter invado quase 2 milhões de hectares de terras, isso em propriedades particulares. Acorde presidente Lula, faça alguma coisa ministra Marina, a senhora é acreana. Assim não dá, basta os embargos realizados pelo Ibama na região norte. Os nossos produtores rurais não aguentam mais tanto sofrimento e injustiças”, disse.
O parlamentar defendeu, ainda, a reforma do Código Federal. “Fizemos uma audiência pública semana passada com a presença do Ibama e vamos enviar o encaminhamento do encontro à nossa bancada federal. O nosso Código Florestal tem que mudar. Não tem como a gente sobreviver com apenas 15% de área desmatada. O Acre é o estado que mais preserva, isso não é justo. Desse jeito estaremos condenados”, complementou.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac – Foto: Sérgio Vale