ACRE
Campanha Maio Laranja: Prefeitura de Rio Branco inicia programação nesta quinta
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), lança nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, a Campanha Maio Laranja.
A data faz referência à menina Araceli Sánchez Crespo, de oito anos, que foi vítima de abuso, após desaparecer em 18 de maio de 1973. Em 2000, a data foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei nº 9.970/00) e o mês conhecido nacionalmente pela Campanha Maio Laranja.
A proposta da campanha é sensibilizar, educar e engajar a sociedade a se unir ao poder público na luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Até o encerramento, dia 31, serão realizadas diversas ações em pontos estratégicos da cidade como escolas, espaços públicos, shopping e universidade.
A programação inclue ainda blitz educativas nas oito regionais da capital e a panfletagem dia 25 de maio, a partir das 18h, no Shopping Via Verde. A campanha encerra dia 31 de maio, com a última blitz educativa nos arredores do terminal urbano, às 8h da manhã.
Programação da Campanha Maio Amarelo
No dia 18, a partir das 10h da manhã, após o evento de lançamento da campanha, uma blitz educativa estará no semáforo da Biblioteca Pública Estadual distribuindo panfletos e conscientizando os cidadãos sobre o tema.
À tarde, 15h, para a caminhada “Faça Bonito” as equipes da Prefeitura se unem ao comitê estadual e outros órgãos que formam a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente em frente ao Palácio Rio Branco, para percorrer ruas do centro da cidade e atrair a atenção das pessoas.
Para promover a conscientização no ambiente escolar com alunos e professores, a programação conta com diversas palestras em escolas da capital, que vão levar informações aos estudantes sobre as formas de abuso e exploração sexual, como também as maneiras e a importância de saber se prevenir.
Para esclarecer as dúvidas ou atender denúncias, a Prefeitura de Rio Branco disponibiliza sua estrutura por meio das unidades e órgãos vinculados à SASDH, como o Centro de Referência de Assistência Social – Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Casa Rosa Mulher, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), Conselhos Tutelares, além do Disque 100 – Direitos Humanos.