POLÍTICA
Pela relação respeitosa que mantém com órgãos de fiscalização, Gladson receberá medalha
O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), foi convidado pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, para um evento dia 1° de junho, em Brasília, de posse da nova diretoria, quando receberá a medalha “40 Anos da ANAPE”. Gladson é prestigiado em razão da relação saudável e respeitosa que mantém com todos os órgãos de fiscalização, uma raridade no meio.
O que é a ANAPE
A ANAPE foi fundada em 14 de janeiro de 1983 na sede da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul e desde então tem atuado em defesa da carreira de forma efetiva e marcante.
Em 1984 a ANAPE participou da “comissão dos notáveis”, instituída para elaborar o esboço da Carta Constitucional, promulgada em 1988, e desde então tem estado presente nas lutas democráticas de afirmação da carreira.
Em 1988 a ANAPE obteve sua grande vitória institucional, depois de intensa luta e grande mobilização da diretoria e dos presidentes das associações dos Estados, com a inserção do artigo 132 no texto constitucional. Grande marco para carreira por ter retirado das PGEs a condição de meros órgãos subordinados ao Poder Executivo e fazê-los responsáveis, além de outras funções, pela representação em juízo dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Início das lutas para a efetivação desse papel de carreira de Estado e do respectivo tratamento constitucional que foi outorgado aos seus membros.
Em 1993 a ANAPE teve papel preponderante perante o Congresso Nacional para impedir que houvesse retrocessos para a carreira durante o processo de revisão constitucional. A reforma administrativa proposta pelo governo retirava dos procuradores de Estado e do Distrito Federal a condição de agentes políticos integrantes de carreiras que exercem “função essencial à justiça”.