PRINCIPAL
Cacique Ninawá Inu Pereira Nunes Huni kui é empossado coordenador do Distrito Sanitário Especial da Saúde Indígena do Alto Purus-Acre, por meio da SESAI – Ministério da Saúde
A cerimônia de posse, contou com as presenças de representante do Ministério da Saúde, do núcleo do MS/ACRE, do governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Governo do Acre, da SESACRE, por representações de diversas segmentos de lideranças indígenas (dentre elas: Jaminawa, Kaxarari, Apurinã, Manchinery, Kaxinawa/Huni Kui, Jamamadi e Yawanawa), e sociedade civil, na tarde de terça-feira, 22, no auditório do anfiteatro da UFAC.
O evento contou com a participação especial do grupo de jovens indígenas, que abrilhantou a cerimonia, com apresentação musical e danças típicas, agradando o público e ganhando aplausos pelas apresentações.
A emoção tomou conta do Cacique Ninawá Inu Pereira Nunes Huni kui, ao tomar posse da pasta de coordenador do Distrito Sanitário Especial da Saúde Indígena do Alto Purus-Acre, em seu discurso enfatizou, que, “O cargo é da população indígena, e representa a grande conquista dos povos indígenas do rio Purus- AC, o estado do Acre é uma das regiões mais fortes com relação aos movimentos indígenas da amazônica e do Brasil. É um anseio da comunidade indígena que tenhamos políticas públicas que possam dar resolutividade dos problemas enfrentados”.
Assumiu o compromisso de dar continuidade aos serviços de atenção à saúde primária da população indígena e qualificar os serviços e os profissionais no Distrito do Alto Purus (desde os agentes de saúde, médicos e a equipe administrativa).
Ressaltou que, “Há vários programas que são executados dentro do Departamento Sanitário Especial da Saúde Indígena, porém, precisamos focar com prioridade, para que possamos avançar com êxito. Tenho como meta nessa gestão, trabalhar com a gestão participativa, a partir do controle social, das comunidades e dos próprios pacientes, fazendo um trabalho de ouvidoria, para levantarmos as reais necessidades que a população precisa. Trabalhar com implementação das ações de saneamentos, com perfurações de poços artesianos – a população precisa de água tratada, resíduos sólidos, saneamento ambiental. É necessário tirar o défite de profissionais que existem dentro dos polos base – hoje, as equipes estão incompletas, é um fator que compromete o atendimento dentro das comunidades indígenas. Efetivar o trabalho de prevenção permanece em saúde – com palestra, confecção de materiais didáticos, com a linguagem dos povos indígenas, fazer a implementação, o fortalecimento e a prática do uso da medicina tradicionais. Além da implementação da saúde da mulher, da saúde nutricional, psicossocial, da saúde do idoso e do homem. E essas ações só serão realizadas, com uma equipe qualificada e dando condições adequadas para o trabalho ser executado”.
As autoridades que compuseram o dispositivo, destacaram o comprometimento do Cacique Ninawá Inu Huni kui, além do seu vasto conhecimento com as políticas públicas indígenas. Na ocasião, foi apresentado um vídeo com sua trajetória, mostrando que o mesmo já tem um trabalho consolidado e que tem muito a contribuir, fazendo uma gestão positiva e eficaz.
Para Wanderson Brito Huni Kui – Assessor de Articulação Interinstitucional e Programa Internacional da SESAI/Ministério da Saúde “A nomeação do cacique Ninawá Huni kui para a Coordenação do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Alto Purus-AC, marca os novos tempos para a saúde indígena. A gente, hoje, ocupa alguns espaços de tomadas de decisões e discussões das políticas que são relacionadas aos nossos povos. A gente consegue, com o nosso olhar específico, desde a base até a gestão, compreender melhor, o SUS, se articular melhor, junto ao SUS e fortalecer as políticas de saúde. É um passo muito importante para o fortalecimento da saúde indígena da saúde do estado do Acre, quanto SESAI, fico extremamente feliz e orgulhoso, poder está aqui e poder compartilhar esse momento Distrito. Nos colocamos a disposição, para dar todo suporte e apoio necessário nesse momento de reconstrução”, ressaltou.
Ninawá, destacou a importância em agregar os trabalhos em parceria com as rede de apoio das instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
Finalizou expressando a sua total felicidade em contar com o apoio irrestrito de seus familiares. “Minha mãe, irmãos, filhos e esposa – são o meu pilar, o meu suporte e o meu combustível diários, para que eu possa acordar todos os dias e continuar a minha luta em prol do meu povo”.
Por Nonato Vianna