ACRE
Pacientes da casa de Apoio de Envira, em Rio Branco, denunciam falta de alimentos e abandono
Uma casa com dois pisos, área, garagem, e uma localização privilegiada: no centro de Rio Branco. Este é o local onde funciona a Casa de Apoio de Envira na capital do Acre. O local recebe pacientes da cidade amazonense que veem ao Acre em busca de tratamento de saúde.
Mantida pela prefeitura de Envira (AM), a unidade deveria ofertar além de abrigo, alimentação, transporte e assistência social para pacientes e acompanhantes. Porem nas últimas semanas as pessoas alojadas na casa enfrentam privações, como a falta de alimentos.
O acompanhante de paciente, que por razões óbvias pediu para não ter o nome publicado, disse que nos últimos dias faltou comida e as pessoas tiveram que gastar o pouco recurso financeiro que tinham para comprar alimentos e matar a fome.
“A falta de comida aqui tem se tornado comum. A prefeitura virou as costas para quem está aqui. Tem gente não tem dinheiro e só come porque outros oferecem. A luz foi cortada no mês passado e o carro que transporta o pessoal para os hospitais ficou parado por falta de gasolina. A gente liga, manda mensagem, mas ninguém vem socorrer esse povo”, diz o acompanhante.
Na garagem da casa uma ambulância doada pelo governo do Acre em 2018 está se deteriorando com a ação do tempo por falta de manutenção. O veículo é equipado para transportar pacientes em situação grave, mas funcionou poucos meses. Depois que quebrou a prefeitura não mandou consertar.
A reportagem fez contato com o secretário de saúde de Envira, Rômulo Barbosa para que ele se pronunciasse referente a denúncia. O gestor se comprometeu em enviar uma nota, mas até o fechamento da reportagem não enviou nem respondeu as sucessivas ligações telefônicas.
You must be logged in to post a comment Login