ARTIGO
A importância da inserção de jovens na política
Por Thiago Elias
A política é de suma importância não somente em nossa localidade, mas também no mundo todo, pois é nela que conseguimos melhorar cada vez mais a vida das pessoas.
A juventude é fundamental para a política. Estima-se segundo dados do IBGE, que 23% da população do país tem de 15 a 29 anos, que de acordo com o estatuto da juventude, é a idade considerada para ser jovem.
Como meio de inspirar este público para a inserção na política, compartilho com vocês minha caminhada até então. Tudo começou na igreja católica, especificamente na Pastoral da Juventude, no qual coordenei grupos de jovens e a juventude a nível paroquial, na paróquia Santa Rita de Cássia.
Em 2017 me filiei ao meu primeiro partido, o PSB, assumindo por 6 anos a presidência da juventude. Foi nesta época também que de forma profissional, comecei a trabalhar nas políticas afirmativas dos direitos humanos, com foco nos jovens. No ano seguinte, decidi aceitar o desafio de ser candidato a deputado estadual, com apenas 21 anos de idade (o candidato mais jovem do Brasil). Apesar de não ter sido eleito, e tirado 258 votos, fui votado em 18 municípios do Acre e conhecido a realidade não só dá juventude, mas também do nosso povo acreano.
De lá pra cá, foram anos de trabalho em prol das pessoas, tanto na política partidária, quanto na gestão pública. E em 2020, assumi de forma titular, o comando das políticas públicas de juventude da prefeitura de Rio Branco, experiência única pois, estávamos num começo de pandemia onde não poderia se fazer muita coisa, a não ser “ficar em casa”. Apesar disso, desenvolvi um trabalho junto com a equipe de: Pagar em dia os estagiários da gestão e manter suas bolsas; Apoiar as atividades da gestão no âmbito de Juventude; Reformulação do Festival da Canção para o momento sanitário daquela época; Reconstrução do conselho de Juventude; Retomada do diálogo com segmentos de Juventude da capital… Enfim, muito trabalho foi realizado.
Em seguida, no ano de 2022, pude contribuir na gestão de políticas para juventude do Governo do Estado do Acre, de modo que, coloquei nas prioridades da gestão a contrução do “plano de juventude”, algo inovador, pois de fato, os jovens iriam ser chamados para construir suas próprias prioridades dentro da gestão.
Atualmente, o meu partido é o União Brasil. Faço parte do grupo político do Senador Alan Rick, com uma aliança consolidada em torno do Governador Gladson Cameli, figuras da política acreana que me espelho, e admiro pelo trabalho que vem desenvolvendo em nosso Estado.
Portanto, jovens, se você quer entrar na política não pense duas vezes. É um instrumento para servir, não ser servido. Ser político é uma vocação de ajudar as pessoas, e todo o dia tento contribuir de alguma forma. Espero que com minha breve trajetória, eu possa te inspirar a somar junto conosco, para uma sociedade ainda mais justa.
Thiago Elias é ex gestor de políticas públicas de juventude da prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado, Administrador e ouvidor do Instituto de Pesos e Medidas do Acre.