POLÍTICA
A convite de Gladson, Gabriela Câmara participa de reunião com representantes da Europa sobre o programa REM
A presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, participou, a convite do governador Gladson Cameli (PP), de reunião nesta terça-feira, 4, com representantes do governo e com os financiadoras do programa REM, programa este que é importante sendo fruto de uma cooperação entre os governos do Acre, Alemanha e Reino Unido e que encontra-se em fase II.
Durante a reunião foi abordado a importância da regularização fundiária para o controle do desmatamento ilegal, pois uma área já regularizada permite mecanismos maiores de controle do desmatamento e de outras ações nocivas ao meio ambiente.
O programa REM refere-se ao REDD+ para Early Movers (REDD+, sigla em inglês para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal para Pioneiros) é um incentivo financeiro de compensação, não reembolsável, por resultados em redução de emissão de gases de efeito estufa (GEEs).
O programa é uma iniciativa da Alemanha e Reino Unido, por meio do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW), para o enfrentamento às mudanças climáticas. Foi criado pelo governo da Alemanha em 2011 e lançado oficialmente em 2012, durante a Conferência Rio+20, sendo implementado em dois estados brasileiros, Acre e Mato Grosso, também na Colômbia e no Equador.
Os recursos provenientes do programa visam apoiar a implementação de políticas públicas que garantam a redução do desmatamento a longo prazo e a repartição dos benefícios derivados desses pagamentos entre os atores que têm tradicionalmente mantido a floresta em pé, bem como àqueles que adaptam suas práticas produtivas para reduzir o desmatamento e a emissão de GEEs.