COLUNAS
COLUNA DO EVANDRO — Prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, deverá chegar chegando no PP em breve
A cobiçadissima prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, sem partido há cerca de seis meses, quando foi expulsa do PT por ter apoiado a reeleição do governador Gladson Cameli (PP), estaria com dia contados para desembarcar de mala e cuia no PP com todo o seu staff. Informações fresquinhas asseguram que ela, desejada por tantas outras siglas, viria com o grupo, reivindicando a candidatura de seu sucessor, inclusive, com predileção pela sua secretária de gabinete, Suly Guimarães. A chegada deverá ser em grande estilo, uma vez que ela é festejada como melhor prefeita do Acre, sem razão para questionamentos. Iria atender, finalmente, convites insistentes que vêm sendo feitos pelo governador Gladson Cameli há pelo menos dois anos.
Gestão marcante
Presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Raimundo Neném (Podemos), deu um ‘up’ em sua gestão ao entregar o plenário para discussões importantes de setores da sociedade da capital, transformando as segundas-feiras em dia de sessão para debates públicos. Também colocou para votação o aumento de cadeiras para a próxima legislatura. Agora serão 21, ao invés dos atuais 17. Pro futuro, sede própria para a Câmara.
Churrasco do Tchê
Imprensa e políticos dão a mão a palmatória para o deputado estadual Luiz Tchê (PDT), que se afastou do mandato para assumir a Secretaria de Agricultura do Estado. Ele é bom. Na Expoacre, por exemplo, virou protagonista. Entre tantas ações da Seagro, trouxe uma caravana de churrasqueiros da prefeitura de Lagoa Vermelha, município do Rio Grande do Sul que detém o título de capital nacional do churrasco. Tem sido um capítulo a parte no Parque de Exposições. Até curso de churrasqueiro está acontecendo.
Kikão do Bebê
Pouco acreano conhece o kikão, espécie de cachorro quente do Amazonas. Na Expoacre tem. O manauara Vilandro Soares, o Bebê, está com uma banca lá fazendo o maior sucesso.
Não é mais centrão
Lula disse ontem e a imprensa brasileira, totalmente esquerda, calada ficou, que o centrão não é mais centrão, são partidos políticos, com os quais ele está se aliando.
Jerry reeleito
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia (PDT), tem 75% de aprovação, segundo pesquisa do Data Control, instituto que ainda não errou no Acre. Mais: se a eleição fosse hoje se reelegeria com mais de 60% dos votos.
Minoru prefeito
O anúncio feito ontem por alguns jornais sobre a candidatura do Minoru Kinpara a prefeitura de Rio Branco pelo PSDB tem um mês de atraso em relação a entrevista que esta coluna fez com ele há um mês. Na verdade, essa candidatura é apenas um posicionamento necessário do partido dentro do jogo. Minoru afirmou à coluna que o time tem um técnico, o governador Gladson Cameli (PP), que no final terá a palavra decisiva.
Trato com a bandidagem
Da bancada federal do Acre, Ulysses Araújo, deputado federal, e Márcio Bittar, senador, ambos do União Brasil, são favoráveis às ações do governador Tarcísio de Freitas em relação ao enfrentamento da bandidagem. Se aparecer mais algum avisa aí.
Corte na Educação
O governo Lula meteu a faca nos orçamentos da Educação e da Saúde. Ninguém disse um ai. Na Ufac, por exemplo, nenhum protesto. De ninguém. Isso é o que se convencionou chamar de sistema. Sistema bruto.
Efeito Marina
O empresário Zé Filho, de Tarauacá, foi parar na cadeia, acusado de ferrar a Amazônia, simplesmente por ajudar a agricultores do Gregório a brigarem por seus direitos. É o efeito Marina Silva, a ministra que quer seu povo da floresta sobrevivendo vendendo óleo de copaiba e comendo coco de ouricuri. E ela no ar-condicionado em São Paulo e rodando o mundo.
Pinta de federal
Dois parlamentares estaduais cujos trabalhos que vem fazendo indicam que ambos vão disputar para federal em 2026: Luiz Gonzaga (PSDB), presidente da Aleac, e Luiz Tchê (PDT), que está afastado da Aleac para conduzir a Secretaria de Agricultura, que tem lhe dado muita projeção.
Isolamento
Emerson Jarude, agora no Partido Novo, depois de ganhar carta para deixar o MDB, continua o processo de autoisolamento. Uma das medidas importantes dele: não atender a imprensa.