POLÍTICA
Em artigo no Estadão, Coronel Ulysses vincula o caso da Baixada Santista à sofisticação do crime organizado
Em artigo publicado nesta terça-feira, 8, no Blog do Fausto Macedo, de O Estado de S. Paulo, o deputado federal Coronel Ulysses (UB-AC) analisa a Operação Escurado ocorrida na Baixada Santista, em São Paulo. Para Ulysses, a ação policial naquela região traz à tona um problema gravíssimo enfrentado pelo País: a sofisticação das organizações criminosas envolvidas no tráfico internacional de drogas. Patrick Bastos Reis, policial militar, foi morto durante patrulhamento em uma comunidade da Baixada. Dezesseis pessoas, ligadas ao crime, também foram mortas.
De acordo com Ulysses, o caso ainda demonstra o descaso do governo federal para com a questão da segurança pública. Diz que, “enquanto policiais são recebidos à bala, quando ingressam nesses territórios [dominados pelo tráfico]”, o ministro Flávio Dino (Justiça) critica a ação policial, fazendo insinuações maldosas, descabidas. Para Ulysses, “Dino faz um juízo de valor precipitado; um prejulgamento negativo e maléfico da atividade policial”.
Ainda no artigo, Ulysses enfatiza: “(…) o senhor ministro da Justiça deveria, sim, agir com mais rigor – e disponibilizar mais recursos – no sentido de fortalecer as forças policiais que combatem e enfrentam as facções criminosas, demonstrando engajamento cabal no enfrentamento à criminalidade originária da atuação das organizações dedicadas ao narcotráfico drogas.”
O Estado de S. Paulo, um dos maiores do País. O artigo, que segue abaixo, pode ser acessado no link https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/o-caso-da-baixada-santista-e-o-crime-organizado/ por assinantes do jornal.