CULTURA & ENTRETENIMENTO
Ex-secretária de Comunicação, jornalista Silvania Pinheiro lança livro nesta sexta, 11
A jornalista Silvania Pinheiro lança, nesta sexta-feira (11), no Espaço Kaxinawá, em Rio Branco, o livro “Discurso midiático sobre o indígena na cidade”.
A obra é fruto de sua pesquisa acadêmica do mestrado em Letras: Linguagem Identidade, da Universidade Federal do Acre (UFAC) e tem como recorte o município de Sena Madureira.
A jornalista explica que o livro tem o objetivo de descontruir a visão e as reproduções jornalísticas estereotipadas de estranhamento acerca dos povos indígenas que habitam nos espaços urbanos, é baseada em vários teóricos dos campos antropológicos, filosóficos e sociológicos, mas sobretudo nos Estudos Culturais através do artigo do britânico-jamaicano Stuart Hall Codificar/Decodificar, cujo teor apresenta a teoria da recepção da mensagem midiática, produção da comunicação e reprodução da linguagem dentro do processo comunicativo. “A imprensa, assim como vários outros instrumentos de informação, forma o imaginário social, e por isso dialogar sobre esse tema é fundamental para que as mentes colonizadoras e institucionalizadas não nos induzam à reproduções discursivas que mantenham o indígena como ser subalterno e estranho ao ambiente urbano”, detalha a escritora.
SOBRE A AUTORA
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Silvania Pinheiro Diniz é Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC). É Especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing Político.
Natural do município de Sena Madureira, iniciou sua carreira no Jornalismo aos 17 anos de idade. Foi redatora e editora-chefe dos jornais O Rio Branco e a Gazeta por um período de dez anos. Fundou, juntamente com a jornalista Wania Pinheiro, e foi editora-chefe do portal ContilNet Notícias.
Foi assessora de imprensa na Câmara dos Deputados Federais e no Senado Federal da República. Atuou como secretária de Estado de Comunicação do Governo do Estado do Acre.
Introdutora do livro “Dicionário de termos populares do Acre: pesquisa linguística (2006)”, do poeta Mauro Modesto, um dos fundadores da Academia Acreana de Letras. Autora da crônica “Um tempo para nós, mulheres jornalistas”, no livro Mulheres que fazem a notícia: crônicas selecionadas”.
Está entre as 80 autoras da Coletânea Originárias, da Associação das Jornalistas Escritoras do Brasil (AJEB), com a narrativa “Rainha do Macauã: prosa e poesia entre a vida e a morte da Dama do Forró”, publicada em abril de 2023.
Silvania Pinheiro Diniz é gêmea com a administradora de empresas Sandra Pinheiro, sendo filha ultimogênita da seringueira e parteira tradicional da floresta, cantora e tocadora, Alaíde Pinheiro, conhecida como a “Dama do Forró” e Rainha do Macauã, em alusão ao rio amazônico do qual é originária.
Por Nany Damasceno, O Palaciano