POLÍCIA
Em carreata, advogados promovem protesto contra presidente SINDAPEN: Joélison fica surpreso
Por Wanglézio Braga
Advogado e membros da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB-AC) marcaram para hoje (14) um ato de desagravo público em desfavor do atual presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (SINDAPEN-AC), Joélison Ramos, por ter supostamente insinuado, durante entrevista, que advogados e advogadas fazem atendimentos no Presídio de Segurança Máxima ‘praticamente o dia todo’ e que saíram do local de ‘maneira estranha’ ao abordar sobre a rebelião ocorrida em julho deste ano.
A fala do presidente do SINDAPEN-AC repercutiu de forma negativa entre os profissionais. Muitos interpretaram que os próprios advogados estariam repassando informações aos detentos. No final do mês passado, o Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves registrou rebelião em sua unidade, deixando um saldo de cinco mortos e pelo menos três pessoas feridas.
No site da OAB, uma matéria classifica a suposta fala como “ilações repudiáveis e absolutamente desprovidas de qualquer compreensão mínima acerca da atividade da advocacia criminal e de suas complexidades, reduzindo os advogados e as advogadas a meros “mensageiros” e, o que é mais preocupante, atribuindo-lhes uma conduta criminosa sem qualquer comprovação, e consequentemente, colocando em suspeição a atividade dos profissionais da advocacia”.
De acordo com a assessoria de imprensa da OAB, o ponto de encontro do manifesto será na sede da OAB, localizada na Alameda Ministro Miguel Ferrante, em Rio Branco. Em seguida, eles seguirão em carreata até a sede do Sindapen, localizada no bairro Pedro Roseno.
PRESIDENTE NEGA
O AcreNews entrou em contato com o presidente do SINDAPEN-AC que negou tal interpretação difundida entre os advogados. Ele disse que ficou bastante surpreso e ao mesmo tempo indignado pelo ato. “Estou surpreso e até fico indignado com essa situação, por um ato contra um sindicalista que só está defendendo a sua categoria. Não recordo de ter lançado sobre a carreira dos advogados criminalistas qualquer fala nesse tom. Nenhum momento eu atingi a honra ou acusei nenhum advogado de absolutamente nada”, comentou.
Ramos disse também que nenhum membro da OAB-AC procurou ele para fazer, por exemplo, um pedido de retratação. “Nenhum deles me procurou para pedir alguma retratação ou algo do tipo. Só fiquei sabendo desse ato de desagravo por meio da imprensa. Não estou sabendo o teor da acusação. Porém, em nenhum momento citei ou falei algo à categoria deles. Não sou leviano a tal ponto”, ressaltou.
Joélison esclarece que sua fala, na grande maioria da entrevista, foi em defesa da categoria dos agentes penitenciários que estavam nos presídios com efetivo muito baixo e que constataram grande demanda de advogados. Sobre o movimento dos advogados, Ramos manifesta a importância do diálogo entre todos.
“Ao chegar aqui nós vamos conversar numa boa. Quem não deve, não teve. Não temos nada contra os advogados. Inclusive temos até uma parceira muito boa dentro dos presídios. Mas, não podemos deixar de lado o fato que é a falta de efeito e que pode deixar inseguro um lugar que não leva à risca os procedimentos de segurança”, concluiu.