ACRE
Moradores do Ramal Itucumã agradecem à gestão pela pavimentação no local
Com mesa farta, oração e muitas palmas os moradores do Ramal Itucumã receberam, na manhã deste sábado (19), o prefeito de Rio Branco. O motivo de toda essa alegria, segundo eles, é a realização de um sonho que vem desde 1992, ou seja, há 31 anos, que é o asfaltamento do Ramal Itucumã.
No total, 2 km estão sendo beneficiados com terraplanagem para em seguida receber o asfalto. O café da manhã foi servido na chácara da dona Walquíria D’Ávila, ela conta que lembra que o prefeito quando visitou o ramal, na época da campanha eleitoral, pediu para que eles não vendessem a chácara, que estava à venda naquela época.
“Ele não era prefeito ainda, aí ele disse: não venda não. Meu marido mostrou tudo aqui para ele, aí ele disse: um tesouro desse aqui ninguém vende.”
O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, disse que o desejo da gestão é tirar os agricultores do isolamento e que até o final dos quatro anos essa gestão ainda tem muito a fazer.
“A gente tem essa parceria com a Emurb. Esse é o desejo do nosso prefeito, tirar o pessoal do isolamento.”
O representante da comunidade do Itucumã, Saulo Rocha, relembra da luta que a comunidade vem fazendo nesses 31 anos. Ele conta que muitos já tinham vendido suas terras porque não aguentavam mais o sofrimento desse ramal. Hoje em dia, poucas são às placas de venda por aqui. Aproximadamente 800 famílias moram no local e a produção de carne, peixe e verdura é forte nessa região.
” É uma vitória! Estamos desde 1992 lutando por uma melhoria aqui no ramal. A primeira gestão que realmente está fazendo alguma coisa é a do
Tião Bocalom. Eu, em nome da comunidade agradeço ao prefeito. A gente só tem a agradecer.”
Para o prefeito Tião Bocalom, que sempre acreditou na terra como sendo o milagre da multiplicação deixada por Deus, esse ramal é um dos ramais mais produtivos em río branco e que está praticamente dentro da cidade. Ele disse que está muito feliz em poder estar cumprindo maís um dos seus projetos para o homem do campo.
“Quanta felicidade poder chegar num local aonde em campanha nós chegamos e fizemos uma reunião e eu disse para eles: olhem, não vendam esperem um pouquinho, deixa eu chegar lá, eu não vou dizer que vou asfaltar mas que vai rodar de inverno a verão. Foi esse compromisso que eu fiz com eles, não era de asfaltamento, era que ia rodar de inverno a verão. Isso aqui era um ramal abandonado… dentro da cidade, um ramal produtivo, com muitos empreendedores, é muito importante que a gente faça isso, eu estou feliz.”