GERAL
De bike, Colombiano que passou pelo AC chega nas Cataratas do Iguaçu ao lado do cão Astro: “Estou realizado”
Por Wanglézio Braga
“Realizei o meu sonho. Astro e eu chegamos, enfim, ao nosso destino. Estamos bem”. O recado foi enviado pelo ciclista Jonathan Suarez Alvarez, um colombiano de 33 anos que o AcreNews registrou sua passagem pelo Acre, em junho do ano passado, a bordo de sua bicicleta, na companhia do estimado cão Astro, que tinha o objetivo de realizar um sonho de infância: conhecer as Cataratas do Iguaçu, no Paraná (PR).
Jonathan desembarcou na fronteira do Brasil com a Argentina e com o Paraguai no final do mês de junho, deste ano, depois de dois anos de viagem. A preparação para cumprir o circuito durou um ano, com viagens dentro da Colômbia, percorrendo todos os departamentos daquele país. Foi nesse período que idealizou a adaptação da magrela, para suportar uma “casa” para o companheiro de viagem, o seu pet Astro.
Antes de chegar na tríplice-fronteira, partindo pelo Acre, Suarez seguiu ainda pelos estados de Rondônia (RO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Paraná. Foram 3 mil quilômetros percorridos em aproximadamente um ano. A viagem demorou além do estimado, segundo ele, por conta das longas paradas que precisou fazer para juntar dinheiro e também para conhecer pontos turísticos das cidades interioranas.
Em Foz do Iguaçu, os expedicionários de “Um viaje para valorar la vida” podem contemplar as belezas naturais do Parque de Foz e a grandiosa Usina Hidrelétrica de Itaipu. “Tudo é lindo, tudo é grande. Estou encantado. Estou realizado”, informa.
Há mais de uma semana, Jonathan e Astro seguiram viagem para dentro da Argentina e com uma novidade: já não são mais uma dupla. Agora eles são um trio! A pequena Sol, uma cadelinha de poucos meses de vida foi “convidada” para integrar uma viagem até a Patagônia.
“Durante a viagem pude perceber que o Astro precisava de uma companhia. Achei que seria ideal conseguir uma cadelinha para ele. Conseguimos! Foi numa família que tinha cerca de 20 cães e tinha alguns para adoção. Resolvi trazê-la conosco. Ela recebeu o nome de Sol e juntos vamos concluir a nossa etapa”, comentou.
A viagem do agora trio segue até a Patagônia para cumprir o que havia sido planejado. “Vamos seguir o nosso percurso, queremos conhecer novas pessoas, novas cidades. Até lá já pensaremos na possibilidade de um novo roteiro de viagem, quem sabe ou simplesmente voltar do ponto de partida, talvez explorando mais os sete países que passamos”, concluiu.