COLUNAS
COLUNA DO EVANDRO Roberto Duarte sobre o Republicano em 2024: “Com Marcos Alexandre nem abriremos diálogo”
A aliança política entre Republicano, PL e União Brasil está mais do que consolidada no Acre. E vai brigar por praticamente todas as prefeituras em 2024, menos onde houver entendimento com outras forças de direita. A garantia é dada por um expoente do pool de siglas, o deputado federal Roberto Duarte (Republicano). Mais que isso, ele informa que apenas uma corrente política não terá vez de dialogar com o grupo do qual faz parte, a esquerda. “Com o Marcos Alexandre, por exemplo, a gente nem vai abrir conversa”, disse a coluna, se referindo as eleições em Rio Branco. Marcos, embora tenha saído do PT e se filiado ao MDB, será o representante de toda a esquerda em 2024, estigma do qual os conservadores querem distância. Duarte disse que os demais todos serão bem vindo a conversas, principalmente o PP do governador Gladson Cameli, embora PL, UB e Republicano já tenham um nome para prefeito da capital, o do deputado federal Ulysses Araújo.
Trunfo no Juruá
Roberto Duarte não falou sobre a situação de Cruzeiro do Sul, mas sabe-se que essa aliança tem um trunfo naquela região, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicano). Foi o mais votado na região.
Greve política
O prefeito Tião Bocalom (PP) botou o pé na parede e não negocia mais com os grevistas da educação. Considera o movimento político, depois de ter dado maior aumento da história pra educação. A opinião pública parece estar com ele.
Chapa forte
O Podemos do Nei Amorim e do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, deve chegar em 2024 com uma das chapas mais competitivas para vereador em Rio Branco. E já decidiu sobre prefeito: vai com o candidato do governador Gladson Cameli, seja Alysson Bestene ou qualquer outro.
Quem elegerá
Em Rio Branco, embora tenha aumentado o número de vereadores, apenas seis ou sete partidos devem eleger parlamentar. Coloco nessa lista PP, MDB, Podemos, PL, UB e PT.
Para 2026
O deputado federal Eduardo Veloso (UB) está iniciando uma campanha para melhorar sua comunicação e se aproximar mais da periferia. O fato de ter cirurgiado muita gente que mora no subúrbio deve ajudar. Isso é prevendo 2026.
Não há hospedam
Liguei para o padre, o pastor, o prefeito, o deputado e não achei mais lugar em Cruzeiro do Sul para nossa equipe transmitir a Expojurua.
Oposição unida
Em pelo menos dois municípios a oposição está se unindo para derrubar o candidato do prefeito ou o próprio prefeito. Brasileia e Epitaciolândia, respectivamente. No primeiro o empresário Everton Soares, que provavelmente disputará pelo PP, está atraindo muita gente para seu redor e, assim, derrotar o prefeito Sérgio Lopes. Em Brasileia a comandante da oposição é a ex-prefeita Leila Galvão (MDB). A adversária a ser derrotada não é qualquer uma, a prefeita Fernanda Hassem (sem partido), que vai estar na coordenação de seu ou sua candidata, prevalecendo o nome da secretária de gabinete, Suly Guimarães.
Relação com Lula
A deputada federal Meire Serafim (UB) furou todos os bloqueios de Brasília e conseguiu chegar diretamente no gabinete do presidente Lula. Ela e o marido, o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (UB), falam direto com ele, inclusive por chamada de vídeo. Resultado: emendas liberadas pra região do Iaco e para outros municípios.
Chegada do orçamento
O orçamento que a esquerda chamava de secreto e agora não é mais, vai começar a aparecer a partir de agora no Acre. O relator do orçamento em 2021, senador Márcio Bittar (Ub), encarrilhou emendas atrás de emendas.