GERAL
Olimpíada Nacional de História do Brasil, Acre fica em 1° lugar na região norte
Por Wanglézio Braga
A 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada no último final de semana, elevou a educação do Acre. O estado ganhou duas medalhas e se consagrou grande vencedor da região norte do país. Em 2° lugar, o Estado do Amazonas foi agraciado com apenas uma medalha e os demais não conseguiram nenhuma.
Na edição deste ano, a ONHB teve 30,5 mil grupos participantes, um total de 120 mil pessoas. “O número é o maior já registrado entre todas as edições e representa um aumento de 68% em comparação com 2022”, informou a organização do evento.
Participam da Olimpíada, estudantes dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. A ONHB tem seis fases online, que foram realizadas nos meses de maio e junho, com questões de múltipla escolha e realização de tarefas. A olimpíada é um projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“Este é um momento de lembrar várias histórias de vida que foram tocadas pela ONHB. Temos professores vindo pela primeira vez e alguns que estão conosco há 15 anos (…) A Olimpíada é um projeto que tem por objetivo discutir a História do Brasil, preservar a autonomia dos estudantes, ensiná-los a pensar, a terem suas ideias, a entender e a desafiar os seus limites”, disse Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB.