PRINCIPAL
Museu em SP lança exposição com fotografias registradas nos anos 90, nas aldeias do AC
Por Wanglézio Braga
Estreou nesta quinta-feira (31) no Museu da Imagem e do Som em São Paulo (SP) a exposição “Mirella Ricciardi: Homenagem aos Povos da Amazônia”. A mostra revela fotos inéditas da fotógrafa e escritora italiana Mirella Ricciardi, de 92 anos, em sua passagem pelo Acre e outros estados da Amazônia nos meados dos anos de 1990.
A exposição, com entrada gratuita, segue até 8 de outubro com visitação de terça a sexta-feira, 10h às 19h (horário de São Paulo). A curadoria é Amina Ricciardi, filha de Mirella, que tem o trabalho de catalogar e digitalizar o acervo e do jornalista Leão Serva e com a expografia de Álvaro Razuk.Ao todo, são 47 obras (fotos e trechos de um documentário) sobre a expedição da italiana na Amazônia.
No Acre, Ricciardi visitou as comunidades indígenas dos Ashaninkas, às margens do Rio Amônia. A visitação dela ocorreu num período onde o estado enfrentava resistência de invasores, madeireiros e fazendeiros de gado.Mirella também esteve em Roraima e no Amazonas, na terra indígena Watoriki e no Vale do Javari, respectivamente.
Segundo a assessoria da artista, Mirella Ricciardi resolveu “devolver” as imagens aos líderes das três etnias retratadas na exposição. Segundo a autora, “para a preservação da memória e como homenagem por sua resistência”, disse.
As fotografias também serão doadas ao acervo do museu, para que possam circular por outras áreas do Estado de São Paulo.