Connect with us

PRINCIPAL

Museu em SP lança exposição com fotografias registradas nos anos 90, nas aldeias do AC

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

Estreou nesta quinta-feira (31) no Museu da Imagem e do Som em São Paulo (SP) a exposição “Mirella Ricciardi: Homenagem aos Povos da Amazônia”. A mostra revela fotos inéditas da fotógrafa e escritora italiana Mirella Ricciardi, de 92 anos, em sua passagem pelo Acre e outros estados da Amazônia nos meados dos anos de 1990.

A exposição, com entrada gratuita, segue até 8 de outubro com visitação de terça a sexta-feira, 10h às 19h (horário de São Paulo). A curadoria é Amina Ricciardi, filha de Mirella, que tem o trabalho de catalogar e digitalizar o acervo e do jornalista Leão Serva e com a expografia de Álvaro Razuk.Ao todo, são 47 obras (fotos e trechos de um documentário) sobre a expedição da italiana na Amazônia.

No Acre, Ricciardi visitou as comunidades indígenas dos Ashaninkas, às margens do Rio Amônia. A visitação dela ocorreu num período onde o estado enfrentava resistência de invasores, madeireiros e fazendeiros de gado.Mirella também esteve em Roraima e no Amazonas, na terra indígena Watoriki e no Vale do Javari, respectivamente.

Segundo a assessoria da artista, Mirella Ricciardi resolveu “devolver” as imagens aos líderes das três etnias retratadas na exposição. Segundo a autora, “para a preservação da memória e como homenagem por sua resistência”, disse.

As fotografias também serão doadas ao acervo do museu, para que possam circular por outras áreas do Estado de São Paulo.

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Advertisement

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas