GERAL
MAPA atualiza preço da saca de milho comercializado no Acre: 45,92%
Por Wanglézio Braga
Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) regulamenta o reajuste da saca de milho comercializada no Acre que passará com reajuste de 45,92%. A atualização foi assinada pelo ministro Carlos Fávaro na última sexta-feira (01) e publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Vale lembrar que os preços mínimos são fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com base na proposta enviada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Mapa.
Para a elaboração da proposta com as sugestões dos novos preços, a Companhia considera fatores como os custos variáveis de produção, além de outras condições de mercado. O valor do milho no Acre será o mesmo negociado no Amazonas, Amapá, Pará e Roraima.
Segundo o governo, a “Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) tem como um dos principais objetivos diminuir a variação de renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, funcionando, assim, como um seguro de preços para o produtor. Ao estimular o agricultor a produzir, a política também promove a regularidade do abastecimento nacional”.
No âmbito da PGPM, caso o preço do produto no mercado fique abaixo do mínimo, o governo, por meio da Conab, deve agir de forma a garantir uma remuneração mínima ao produtor, ao mesmo tempo em que estimula a reação de preços no mercado.