GERAL
Tião Bocalom assina ordem de serviço para construção de creche na Cidade do Povo
A Prefeitura de Rio Branco assinou, na manhã desta sexta-feira (15), a ordem de serviço para a retomada da obra da creche da Rua 54, na Cidade do Povo.
Participaram da solenidade de assinatura, realizada no local da obra, secretários municipais, os vereadores Samyr Bestene, Rutenio Sá e Lene Petecão, além de professoras, gestoras educacionais e representantes da comunidade que há tempos aguarda a entrega do espaço educacional.
Eliane Rodrigues, presidente da Associação de Moradores da Cidade do Povo, comentou sobre a importância da obra para a comunidade.
“Aqui são muitas crianças, mães que precisam trabalhar e deixar os filhos, então é de grande importância essa obra aqui na Cidade do Povo”, elogiou.
A dona de casa, Rosana Aguiar, também fez questão de agradecer à gestão.
“Com certeza vai ser bom para as mães, deixar os filhos e poder trabalhar, o que a gente mais precisa é de uma pessoa que veja a situação dos mais pobres. E nós, como avós e mães, precisamos trabalhar para nos sustentar”.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, a creche funcionará com duas salas de berçário, quatro de creche e mais quatro de pré-escola, e que a intenção da gestão é que funcione em período integral “Essa é o nosso desejo”, afirmou.
A edificação, que fica situada no setor 02 da Cidade do Povo, possui ampla estrutura e quando concluída se constituirá em um dos maiores espaços físicos da educação infantil da rede municipal, com capacidade para atender 188 crianças no ensino integral – manhã e tarde – ou até quase 380 vagas no ensino parcial, com turmas pela manhã e pela tarde.
Ao dar ordem de serviço, o prefeito lembrou que a prefeitura paga preço justo e, portanto, exige qualidade. Neste caso da creche, a empresa contratada, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assume uma obra inacabada, que deverá dar continuidade e entregar totalmente concluída, com pintura e acabamentos.
No início da gestão, 68% da obra havia sido executado. Porém, uma fiscalização da própria prefeitura apontou que o cronograma estabelecido no edital de licitação não estava sendo cumprido pela empresa contratada. Dessa forma, zelando pela correta aplicação dos recursos públicos, a gestão municipal decidiu então, rescindir o contrato e realizar novo processo licitatório.
Agora, passada toda a tramitação legal, a obra será retomada com um prazo de entrega de 120 dias. O investimento é de pouco mais de R$ 1,8 milhão reais e deste valor, R$ 1,2 milhão são recursos próprios do Município.
“Uma obra que estava parada, uma creche com capacidade para quase 200 crianças em tempo integral parada. Quando nós assumimos, em 2020, vimos o problema. Aliás, tá parado desde 2017, porque em 2016 foi iniciada e nunca mais ninguém deu sequência, mas graças a Deus estamos retomando a obra. Então, eu estou feliz porque a gente está construindo essa creche”, concluiu.