GERAL
Assur, da Seict, diz que Gamecon Talks aponta caminhos para o desenvolvimento do Acre
A Gamecon Talks no Acre, que acontece em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) a partir de emenda parlamentar do senador Marcio Bittar, realizada pelos Institutos Sapien e Gamecon, e governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), é uma conferência que visa qualificar, trazer informações e apontar caminhos para o desenvolvimento do mercado de games no Acre. É o que diz Assurbanipal Mesquita, secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre.
Segundo o secretário, a importância do evento é oportunizar para toda sociedade e os especialistas, os adeptos e empreendedores do segmento de games, além dos jogadores, bem como as pessoas que não conhecem e tem interesse em conehcer sobre o mercado. “Dar essa oportunidade de entender esse mercado, vamos estar trazendo especialistas para falar o que é esse mercado, como as pessoas podem se inserir, os segmentos que existem e também sobre os aspectos legais, como as instituições governamentais e não governamentais podem se oportunizar também desse mercado”, disse ao ContilNet.
Para Ana Paula, CEO da Gamecon, o Acre foi o primeiro escolhido para sediar a ação depois do lançamento em Brasília, em 2018. Para ela, as expectativas são muitas, mas a primeira grande questão é conhecer o mercado do Acre. “Precisamos entender que o mercado a gente está falando, com o público que a gente está falando, quais potencialidades do estado porque como iniciativa de desenvolvimento econômico, nós precisamos saber e entender que mercado a gente vai fomentar. A nossa grande expectativa é conhecer o segmento, quais são as oportunidades, o que o mundo está, quais os indicadores. O projeto nesse momento é de troca de conhecimento”, explicou.
Apesar disso, Ana Paula revelou que espera, presencialmente, 1.500 pessoas durante os três dias de evento, além das centenas de pessoas que poderão assistir online, através da transmissão do ContilNet e San Francisco Filmes.
Um dos assuntos que mais gera expectativa é a geração de emprego e renda. Segundo o secretário Assurbanipal, o governo do Acre, com as demais instituições que trabalham para o desenvolvimento da inovação da tecnologia no Acre, tem o objetivo de abrir oportunidades de trabalho e renda, e de geração de negócios para as pessoas se incluírem. “É um caminho sem volta, pois é um segmento que traz oportunidade, é iniciativa privada, não é iniciativa de governo, então ela desafoga o governo, gera soluções para o estado, porque uma empresa inovadora que se cria aqui no estado, um CNPJ, vai atrair investimentos e recursos que internaliza no nosso estado. Esse é o caminho, um dos principais caminhos que as instituições de governo apontam para o desenvolvimento do nosso estado”, finalizou o secretário.
O presidente da Federação Acreana de Games e Tecnologia, Alefy Xavier, esteve presente no lançamento da Gamecon Talks no Acre e afirmou que a Federação estará presente nos três dias de evento. “É bastante importante para o fomento e a divulgação do nosso mercado. Está vindo pessoas importantes do segmento, a nível nacional, isso é bem importante para o conhecimento das autoridades e da população, do tamanho do potencial do nosso mercado. Então, para nós aqui do estado, isso é fundamental”, explicou.
Alefy disse ainda que a Federação está em fase de registro e vem recebendo a aceleração do Instituto Sapien em conjunto com o Instituto Gamecon. “Quero deixar aqui meus agradecimentos tanto ao governo, quanto ao Instituto Gamecon, que vem trazendo esse fomento para cá”, disse.