Connect with us

GERAL

Friale esclarece ‘onda de calor’ e diz : “No AC, o calor vai continuar, mas sem novos recordes!”

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

Em nova publicação no portal O Tempo Aqui, o pesquisador Davi Friale, previu que no Acre, o calor vai continuar, mas sem novos recordes como ocorreram no mês de agosto. Segundo o pesquisador, a divulgação da “onda de calor” deixou muita gente preocupada. Com o sentimento de esclarecimentos, o pesquisador informa:

“Sim, o calor, no Acre, vai continuar, porém, sem novos recordes. Portanto, os próximos dias e semanas serão com temperaturas máximas, durante a tarde, entre 35 e 38ºC, em todo o Acre, e mínimas, ao amanhecer, entre 21 e 24ºC, como tem sido nas últimas semanas”, informou nesta quarta-feira (20).

Neste ano de 2023, a maior temperatura registrada, até o momento, em Rio Branco, foi 37,3ºC, no dia 30 de agosto. No interior do Acre, as máximas foram 38,9ºC, em Assis Brasil, no dia 31 de agosto, e 38,8ºC, em Tarauacá, no dia 8 de setembro.

“É normal, nesta época, a ocorrência de temperaturas elevadas no Acre e em boa parte do Brasil e da América do Sul. Não há, portanto, motivos para preocupações alarmantes, exceto para a alta probabilidade de chuvas fortes, com raios e ventanias, que poderão ocorrer nos próximos dias em Rio Branco, no interior do Acre e nas regiões próximas. Através dos registros você pode constatar, também, que o Acre é o estado brasileiro onde, todos os anos, o calor é menos intenso”, afirmou.

A forte “onda de calor” anunciada atingirá os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, sul de Rondônia, oeste de São Paulo, oeste de Minas Gerais e o Distrito Federal, além do centro, leste e sul da Bolívia. “Nestas áreas, em alguns pontos, as temperaturas máximas poderão ficar acima de 42ºC, principalmente em Mato Grosso e no centro e sul da Bolívia”, acrescenta.

O pesquisador aproveitou o bojo para esclarecer a expressão “onda de calor” difundida nos veículos de comunicação. “Não é apropriada, pois uma onda sugere algo que se desloca causando impacto, como as ondas do mar. O calor, ao contrário, começa a aumentar lentamente com o passar dos dias, devido ao aquecimento da superfície terrestre. Ao contrário, uma onda de frio, sim, é apropriada, pois a temperatura cai repentinamente com a incursão de ar frio polar, que se desloca rapidamente”, concluiu.

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Advertisement

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas