GERAL
Porto Velho: Rio Madeira enfrenta seca histórica ao alcançar 1,43 metro e entra no Estado de Alerta
Por Wanglézio Braga/ Com foto de Tiago Frota (G1-RO)
Assim como Rio Branco, a capital do Acre, Porto Velho, a capital de Rondônia, enfrenta seca histórica no principal manancial da cidade e do estado: O Rio Madeira. Por lá, nesta semana, o rio atingiu 1m43cm, o menor nível registrado em 17 anos.
Segundo a Defesa Civil municipal, “apesar das chuvas isoladas e temporais que atingem a capital, a estimativa é de que a seca se prolongue, pois não há previsão de um volume de chuva expressivo na cabeceira a ponto de impactar na elevação do nível do principal rio de Porto Velho, considerado o maior afluente da margem direita do Rio Amazonas”.
Recentemente a Prefeitura de Porto Velho decretou o “Estado de Alerta”. Caso ocorra de o manancial baixar ainda mais os níveis, para 1m22cm, por exemplo, as autoridades não descartam decretar “Situação de Emergência”.
As autoridades seguem monitorando o rio e as comunidades ribeirinhas que sofrem com os impactos da estiagem, a exemplo do abastecimento de água que fica comprometido devido à seca dos poços.
“O ideal é um nível de 5 metros, abaixo disso surgem os prejuízos socioeconômicos. Estamos preparando a distribuição de água potável e hipoclorito para as famílias atingidas nos próximos dias”, disse o gerente de Operações da Defesa, Anderson Luiz.