GERAL
Sessão Extraordinária do Tribunal Pleno Jurisdicional é realizada no Centro Cultural de Cruzeiro do Sul
O auditório do Centro Cultural do Juruá recebeu nesta sexta-feira, 29, a Sessão Extraordinária do Tribunal Pleno Jurisdicional do Poder Judiciário do Acre, em celebração pelos 119 anos de Cruzeiro do Sul, e comemoração pelos 120 anos da Justiça no Acre e os 60 anos de instalação do Tribunal de Justiça no Estado.
A histórica sessão, que combinou tradição e modernidade, serviu como um testemunho da dedicação contínua do Tribunal em servir a população do Acre. Sete desembargadores participaram presencialmente, e um virtualmente, demonstrando a capacidade de adaptação do TJAC às novas realidades tecnológicas sem comprometer a qualidade da justiça.
Participaram presencialmente, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, as desembargadoras Eva Evangelista, Denise Bonfim, Waldirene Cordeiro, e os desembargadores Laudivon Nogueira e Elcio Mendes, e virtualmente, o desembargador Roberto Barros. Pelo MPAC, participou o procurador de Justiça, Celso Gerônimo. Os desembargadores Francisco Djalma, Júnior Alberto e Luís Camolez tiveram ausência justificada.
A sessão teve também a participação do Ministério Público do Estadual (MPAC), e foi prestigiada pela presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Ocilene Alencar, o desembargador aposentado, Arquilau de Castro Melo, e magistradas e magistrados que atuam na Comarca de Cruzeiro do Sul, Carolina Alvares, Adamarcia Machado, Rosilene Santana, Marilene Goulart, Glaucia Gomes, o diretor do Foro, Erick Farhat, Flávio Mariano e Mateus Santini.
História
O Centro Cultural do Juruá é um local emblemático na região. Com sua arquitetura única e significado cultural profundo, o local proporcionou uma atmosfera solene e reverente para os magistrados, advogados, servidores e demais participantes presentes.
A presidente do TJAC, Regina Ferrari, expressou sua gratidão aos cidadãos e a equipe do Tribunal, afirmando que “hoje, celebramos não apenas o passado glorioso da nossa Justiça, mas também olhamos para o futuro com otimismo. Nosso compromisso é garantir que a administração da justiça continue a ser eficiente, acessível e imparcial, independentemente dos desafios que possam surgir.”
A celebração contou com discursos que ressaltaram a importância do acesso à Justiça como um pilar fundamental da democracia, o reconhecimento à Administração pela iniciativa em realizar atividades em celebração a datas importantes, e também de homenagem ao desembargador Arquilau de Castro Melo, cruzeirense, nascido no Seringal Tamboriaco, por sua atuação na Justiça acreana, e na preservação da história do Acre.