GERAL
Causos Acreanos: Apresentação em Escola da capital resgata memórias de seringueiros
Contar e recontar histórias de acreanos, sob um olhar e memórias de pais, tios e avós. O grupo Estrela Altaneira partilhou alguns causos de seringueiros, com a intenção de resgatar as raízes da cultura acreana, por meio da oralidade, no segundo dia de atividades do Sesc e Fetac em Cena.
E nesta terça-feira,17, o grupo cultural apresentou Causos Acreanos: Chiquinha do Pandeiro e seus Compadres, na Escola Professor Sebastião Pedrosa, para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, em Rio Branco.
Deusa Maria Franca, membro do grupo, disse: “Esse espetáculo resgata a cultura acreana através das contações de histórias dos nossos antepassados, que possuíam o hábito de compartilhar suas vivências por meio da oralidade”.
O Estrela Altaneira realiza contrações de história desde 2021, em Rio Branco. O grupo tem quatro participantes em algumas peças teatrais, mas em outras pode chegar a doze pessoas.
O estudante Jhonnata Queiroz do 1° ano do Ensino Médio, relatou: “Sou apaixonado pelas artes, e também sou dançarino, e essa apresentação é mais voltada para a cultura acreana, e isso é ótimo, porque hoje em dia, as pessoas querem consumir tudo do exterior, e esquecem que a nossa cultura também é linda, mas ninguém vê”.
A intenção é ampliar a difusão da cultura acreana, para crianças e jovens. O criador do grupo, Tales Vasconcelos Estrela Altaneira afirmou: “Nós buscamos semear no coração das crianças e jovens, as ideias de pertencimento com seu lugar de origem e de identidade, e por isso resgatamos as histórias de muitas pessoas, algumas delas que estão no Lar dos Vicentinos”. [Assessoria/Danna Anute].