GERAL
Com relatoria de senador do AC, projeto que garante assistência psicológica a gestantes vai à sanção
Por Wanglézio Braga
Aprovado por unanimidade ontem (17), o projeto (PL130/2019) que garante atendimento psicológico no Sistema Único de Saúde (SUS) para gestantes, parturientes e puérperas, aguarda a sanção do presidente Lula (PT). O projeto, dentro da Comissão de Assuntos Econômicos, teve a relatoria do Senador do Acre, Alan Rick (UB).
Ao versar sobre o dispositivo, Rick chamou a atenção para as mães adolescentes, que enfrentam mais dificuldades. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mulheres no pós-parto podem sofrer com transtorno de estresse pós-traumático, psicose pós-parto, pânico e fobias.
Originalmente o PL é de autoria da deputada Renata Abreu (Podemos-SP) e “garante assistência psicológica à gestante; à parturiente, aquela que está em trabalho de parto ou acabou de ter bebê; e à puérpera, a mãe que volta às condições normais da pré-gestação”.
“O encaminhamento dessa mulher para o atendimento com o psicólogo será feito por um profissional da saúde durante o pré-natal ou logo após o nascimento da criança”, explica.