ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Comissão pode votar, hoje, seminário para discutir crise hídrica e eventos extremos no Acre
Por Wanglézio Braga
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados pode votar durante reunião marcada para hoje (01), um requerimento da deputada Socorro Neri (PP) que pede a realização de um Seminário em Rio Branco para discutir a crise hídrica e eventos extremos no Acre.
Caso seja aprovada, a audiência vai contar com duas mesas redondas. Entre os convidados para debater as políticas públicas e gestão institucional no contexto das mudanças climáticas, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa; Ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha; Secretário Extraordinário de combate ao desmatamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, André Lima; Representante da Agência Nacional de Águas Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Governador do Estado do Acre, Gladson Cameli; Procurador-geral do Ministério Público do Estado do Acre, Danilo Lovisaro; Secretário de Governo e Coordenador do Comitê de Crise, Alysson Bestene.
Já a mesa Ciência, Saúde e Educação: Uma abordagem multidisciplinar da crise hídrica terá como convidados, se o requerimento for acatado, o Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Eduardo Tavares; Representante da Universidade Federal do Acre; professor de pós-graduação da UFAC, Foster Brown; Secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias; Secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal; Secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Aberson Carvalho; Presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre, José Bestene.
“A situação alarmante que vivenciamos no estado do Acre, representada pela drástica escassez de chuvas, levou o Rio Acre a atingir níveis historicamente baixos. Os dados da Defesa Civil Estadual indicam que o rio Acre, em Rio Branco, registrou um patamar que causa profunda preocupação. Em todos os pontos de monitoramento da Bacia do Rio Acre os níveis estão críticos, todos bem acima do alerta máximo para estiagem. O acumulado de chuvas tem apresentado indicativo de anomalia negativa em todo o Acre, o que indica uma previsão de chuva abaixo do esperado para este ano (…) Desta forma, torna-se imperativo que esta Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realize este Seminário para discutir a crise hídrica no Acre, suas causas e possíveis soluções”, justificou a parlamentar.