POLÍTICA
Governador do Acre, membros do Poder Judiciário e bancada federal discutem distribuição de emendas parlamentares para o estado
“O momento é de união, para garantir o crescimento do nosso Estado”, foi o que declarou o governador do Acre, Gladson Cameli na reunião com representantes da bancada federal do estado, chefes do Poder Executivo e Judiciário realizada neste sábado, 11, no auditório do Museu dos Povos da Acreanos, em Rio Branco.
O objetivo da reunião é de solicitar aos parlamentares que indiquem emendas para obras que já tenham projetos elaborados e, em áreas regularizadas, para diminuir o tempo de tramitação e execução.
Cameli destacou que este momento é democrático e procura trazer desenvolvimento para o Acre. “ Temos a perspectiva de que 2024 será um ano promissor, com resultados de muito trabalho, obras de infraestrutura, equilíbrio fiscal e financeiro, geração de emprego e renda e parcerias entre os poderes”, disse.
De acordo o líder da bancada federal do Acre, senador Alan Rick, existe uma previsão de mais de 819 milhões de reais em investimentos de emendas de bancada e individuais, previstas para serem liberadas pelos senadores e deputados federais para o próximo ano. “Esperamos que até agosto do ano que vem, os projetos já estejam em andamento”, declarou.
Durante o evento, o governador Gladson Cameli, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, e o secretário-chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni, realizaram a entrega do Caderno de Propostas para a destinação das emendas parlamentares de bancada.
O secretário de planejamento, solicitou que os parlamentares alinhem a destinação de emendas ao Plano Plurianual 2024-2027 (PPA) e da Agenda Acre 10 anos, que apontam as expectativas da população.
“Queremos encurtar os caminhos para a execução dos recursos vindos de emendas”, declarou Ricardo Brandão.
Brandão aproveitou o evento para informar que o Estado aderiu ao sistema Obras.Gov, que tem o objetivo de dar agilidade aos processos, otimizar o tempo e os recursos públicos, “vai gerar mais transparência e celeridade em nossas obras”, disse Brandão.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), desembargador Luis Camolez, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Danilo Lovisaro, e a defensora pública-geral, Simone Santiago, também entregaram documentos contendo suas respectivas solicitações aos parlamentares.
As dez obras prioritárias do governo
1 – Construção do Centro Socioeducativo Santa Juliana;
2 – Construção de escolas estaduais na área rural;
3 – Construção do novo Hospital-Geral de Xapuri/AC;
4 – Implantação do Laboratório de Solos do Acre;
5 – Investimento na cafeicultura do Acre;
6 – Fortalecimento da pecuária e bacia leiteira;
7 – Consolidar a cadeia produtiva do feijão;
8 – Viaduto da corrente;
9 – Construção de unidades habitacionais;
10 – Construção da terceira etapa da Cidade da Justiça;
O que eles disseram
“Quero agradecer ao governador que tem estreitando essa parceria com o parlamento. Queremos contribuir para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado”, declarou deputado federal coronel Ulysses.
“Estou muito feliz porque vi aqui serem inseridos municípios pouco lembrados, como Santa Rosa do Purus e Rodrigues Alves, que serão contemplados”, ressaltou o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), desembargador Luis Camolez.
“É a primeira vez que eu participo de uma discursão tão democrática de orçamento público, e isso é digno de honra”, disse o Procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Danilo Lovisaro.
“Estamos aqui, com um só propósito, para o bem comum da população do nosso Estado”, declarou a defensora pública-geral, Simone Santiago.