EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO “Agradeço pelas palavras dele. Vamos aguardar ser procurado”, diz ex-deputado Jenilson Leite sobre aceno de Gladson
O ex-deputado Jenilson Leite (PSB) pareceu entusiasmado com o aceno do governador Gladson Cameli (PP) ao autorizar a direção de seu partido, o PP, a dialogar com ele em relação as eleições oara prefeito na capital. Gladson acha o nome dele “bom”. Jenilson agradece, sobretudo, pelo fato de o chefe do Estado ter considerado sua pré-candidatura competitiva. Ao contrário do que tem dito em relação a outros acenos, de que não abre mão de disputar a prefeitura de Rio Branco, Jenilson, que foi candidato a senador na última eleição, abiscoitando mais de 35 mil votos na capital, dessa vez deixa em aberto. “Vou esperar pelo contato”, prometeu, em relação a Cameli. Jenilson não é o único a quem o governador mandou contactar, mas era o que menos se esperava.
Atrasados
A declaração do presidente do PT, Daniel Zen, segundo a qual seu partido e o PCdoB não querem nem conversar com a aliança formada por UB, PL e Republicano, foi atrasada. Há 15 dias Márcio Bittar e Alan Rick, dois dos líderes desse grupo, disseram primeiro que nem sequer sentam com candidatos que terão apoio do presidente Lula em Rio Branco. “Com os demais todos conversaremos”, garantiu Bittar.
Declaração forte
Deputada federal mais votada em 2022, Socorro Neri (PP) deu uma declaração nas últimas horas que chama a atenção pela forma como ela deixa claro seu comprometimento com a eleição para prefeito de Rio Branco em 2024. “Meu nome está a disposição dos riobranquenses”, cravou.
Marina meme
A ministra do Meio Ambiente, a acreana Marina Silva, a Greta tupiniquim, da Rede Sustentabildade, virou meme semana passada pelas suas entrevistas a lá Dilma Houssef, em sua tentativa de defender o indefensável, a preservação do Panatanal e da Amazônia durante a atual gestão, com números piores que o governo anterior. O Pânico, da Jovem, está zoando dela até hoje.
Até quando?
Todo mundo querendo saber até quando vão esconder Jorge Viana de sua condição de padrinho da candidatura do Marcos Alexandre (MDB) a prefeito de Rio Branco.
Adiado
Tião Bocalom (PP) usou toda a habilidade política que tem para adiar a paralisação das empresas de ônibus. Os empresários esperam até quarta-feira, depois de amanhã. O prefeito precisa fazer logo essa licitação.
Dividido
Segundo um prosaico militante político, no PSD do senador Sérgio Petecão existem na atualidade pelo menos três divisões, pra não chamar de facções: a dele, a do professor Carlos Coelho e a da Marfisa Galvão. Aí para piorar a vereadora Lene, irmã dele, voltou para a base do prefeito Bocalom.
A cara do PT
Flaviano Melo, ex-tudo no Acre, vai ter que se rebolar – e muito – para que a chapa do MDB, encabeçada por Marcos Alexandre, não tenha a cara da esquerda. Vai ser difícil, inclusive, convencer a saída definitiva de seu pré-candidato do PT.
Ferrovia do Mazinho
Mazinho Serafim (Podemos), o bom prefeito de Sena Madureira, tem um apelo sem precedentes caso dispute mesmo o Governo em 2026. Não tira da cabeça a construção de uma ferrovia ligando a capital ao Juruá. Ele sabe, hoje, até como captar os recursos para a obra.
Clodoaldo e Mailza
Está acontecendo uma aproximação muito forte entre o grupo do deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicano) com o da vice-governadora Mailza Assis (PP). A proposta é boa para mais logo, dizem as fontes.