ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MPAC promove reunião para discutir os altos índices de acidente de trânsito no estado
Nesta segunda-feira, 18, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, realizou uma reunião com representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito do Acre (BPTran/AC) para discutir e buscar soluções para os crescentes índices de acidentes no estado.
O promotor de Justiça Rodrigo Curti destacou a importância da integração entre os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública e expressou preocupação com o aumento dos acidentes graves, especialmente na capital.
“Estamos preocupados com altos índices de acidentes graves que têm ocorrido no nosso estado, e nós, antes de qualquer coisa, queremos saber quais são as providências que estão sendo tomadas e se tem algum plano de ação”, disse.
A presidente do Detran, Taynara Martins, relatou que, de acordo com os dados produzidos pelo Detran em conjunto com o Batalhão de Policiamento de Trânsito, 90% dos acidentes ocorrem por imprudência.
“Nós agradecemos o Ministério Público por essa iniciativa de reunir os órgãos para falarmos sobre esses índices, e pedimos ajuda para encontrarmos uma maneira de fiscalizar e atuar de forma conjunta, porque este é um problema que afeta todos nós, seja pedestre, ciclista, motociclista e motoristas em geral”, comentou.
Segundo a comandante do BPTran, Cristiane Soares, é essencial fortalecer a autuação, além de promover ações educativas e de conscientização. “Em geral, quem comete uma infração de trânsito está ciente que está cometendo uma infração. A gente precisa fazer uma fiscalização forte, não tem como trabalharmos a educação sem manter a fiscalização”, disse.
Como encaminhamento, ficou definida uma reunião com demais órgãos como Gabinete Militar, Casa Civil do Município, Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Rbtrans), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Detran e BPTran, para tratar do termo de cooperação técnica entre as instituições visando a implantação de ações para estabelecer a segurança no trânsito.