GOSPEL
Dia de Reis: missas, folia e procissão celebram visita dos magos ao menino Jesus; entenda tradições
Foi em um dia 6 de janeiro, em Belém, que magos, guiados por uma estrela, chegaram até um menino recém-nascido e o presentearam com ouro, incenso e mirra. É o que diz a passagem bíblica sobre o que teria sido a primeira visita que Maria e Jesus receberam, 12 dias após o nascimento do menino Jesus.
Apesar de a data ser conhecida como Dia de Reis e de os magos serem apontados como reis magos, a passagem da Bíblia não fala em reis. Além disso, não diz quantas pessoas chegaram até Jesus ainda bebê, nem cita os nomes dos visitantes.
Segundo historiadores, os magos começaram a ser chamados de reis durante a Idade Média e são apontados como três pela quantidade de presentes dados a Jesus.
Mesmo com poucas certezas sobre o que pode ter acontecido naquela visita, o Dia de Reis é celebrado anualmente em 6 de janeiro, e simboliza o encerramento das festas natalinas. Na data, é costume as famílias desmontarem e guardarem o presépio e a árvore de Natal.
Árvores de Natal e presépios são desmontados no dia 6 de janeiro, segundo tradição de Dia de Reis — Foto: Larissa Pandori/g1
Folia de Reis
A Folia de Reis começa em 24 de dezembro, antes do nascimento de Jesus, e dura até o dia 6 de janeiro, data da chegada dos reis a Belém. A festividade é tradição em alguns lugares do mundo e em algumas cidades brasileiras.
Em Sorocaba (SP), a Companhia de Santos Reis de Vila Formosa realiza anualmente, há mais de 30 anos, a missa para Santos Reis, sempre em 6 de janeiro
O idealizador da companhia, José Kopi, de 78 anos, diz que começou a organizar a celebração quando tinha 18 anos e morava em Cascavel (PR). Após duas décadas, ele e a esposa, Eva Kopi, trouxeram a tradição para Sorocaba e formaram um grupo com cerca de 20 pessoas, que tocam a missa, a procissão e a festa de Santos Reis.
Grupo de Sorocaba (SP) celebra Folia de Reis há 32 anos — Foto: Arquivo pessoal
Tradição italiana
Em Salto (SP), há 20 anos, a Sociedade Italiana Giuseppe Verdi celebra a data com a realização da Santa Missa, em língua italiana, e a apresentação do Grupo Folia de Reis de Salto.
José Odair Peron, presidente da Sociedade Italiana de Salto, explica que a celebração feita na cidade tem como base a lenda da Befana, figura celebrada na Itália que conta sobre a visita dos reis magos a partir de outra narrativa.
“No folclore italiano, os magos bateram na porta da casa da Befana e perguntaram sobre o menino Jesus. Ela não quis atender e eles foram embora. Só que ela se arrepende disso, vai atrás dos magos, mas não encontra eles mais. E aí ela promete que entregaria um presente para cada criança que encontrasse.”
Segundo José Peron, do dia 5 para o dia 6 de janeiro, as crianças na Itália colocam uma meia para receber um presente da Befana, que é vista como uma figura de Natal, pois deixa bons presentes para as crianças que foram boas e um pedaço de carvão para aquelas que não se comportaram.
Em Salto (SP), grupo realiza, todo 6 de janeiro, missa e peça teatral sobre a visita dos reis magos ao menino Jesus — Foto: Sociedade Italiana Giuseppe
Programação
- Sorocaba
6 de janeiro:
- 12h – Reza no presépio da Vila Hortência (Rua Ivan Santos Albuquerque, 50, Jardim Prestes de Barros);
- 12h45 – Reza no presépio da Praça Coronel Fernando Prestes;
- 18h – Missa na Comunidade São José (Rua João Martini Filho, 384, Jardim São Conrado).
13 de janeiro:
10h – Festa beneficente (aberta ao público) na Rua Nelson Herdy Barbosa, 200, na Vila Formosa.
- Salto
Em Salto, haverá Santa Missa, encenação sobre a visita dos magos, cantata em frente ao presépio e entrega de presentes às crianças. Toda a programação começa às 18h, na Igreja Matriz de São Benedito, que fica na Rua Prudente de Moraes, 1.010, Vila Nova.
Em Salto (SP), grupo realiza, todo 6 de janeiro, missa e peça teatral sobre a visita dos reis magos ao menino Jesus — Foto: Sociedade Italiana Giuseppe Verdi/Divulgação