ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Operador Nacional diz que Acre teve três cortes de energia elétrica em 2023
O Brasil registrou cortes de energia elétrica em todos os estados e no Distrito Federal em 2023, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e operação das instalações de geração e transmissão de energia no país. No total, foram 217 interrupções, ocasionadas por perturbações da rede. O levantamento da ONS não considera Roraima, porque o estado não faz parte do sistema nacional.
O Rio Grande do Sul foi o local com mais interrupções – foram 42 cortes de energia no ano passado. Alagoas, Amapá, Espírito Santo e Santa Catarina registraram apenas um episódio de falta de luz, cada. Confira a lista completa:
- Acre: 3
- Alagoas: 1
- Amapá: 1
- Amazonas: 10
- Bahia: 18
- Ceará: 14
- Distrito Federal: 2
- Espírito Santo: 1
- Goiás: 27
- Maranhão: 9
- Mato Grosso: 4
- Mato Grosso do Sul: 4
- Minas Gerais: 19
- Pará: 20
- Paraíba: 4
- Paraná: 14
- Pernambuco: 10
- Piauí: 3
- Rio de Janeiro: 11
- Rio Grande do Norte: 3
- Rio Grande do Sul: 42
- Rondônia: 11
- Santa Catarina: 1
- São Paulo: 9
- Sergipe: 2
- Tocantins: 3
Além de Roraima, ainda há 211 localidades isoladas no Brasil. O isolamento não atinge nenhum outro estado por inteiro, mas regiões do Acre, Amazonas, Rondônia, Amapá, Pará, Pernambuco e Mato Grosso também não são contempladas pelo sistema nacional. Nesses locais, o abastecimento é feito por meio de usinas térmicas a óleo diesel.
O preço da falta de integração é alto. Em 2019, como o R7 mostrou, o custo de energia nas áreas interligadas era de R$ 176 o megawatt (MWh), enquanto o preço dessa mesma energia para o sistema isolado era de R$ 1.287 o MWh, devido ao alto custo do diesel, que também é o suprimento mais poluente da matriz elétrica. [DO R7, Brasília]