Connect with us

ESPORTE

A coluna Na Marca da Cal completa um quarto de século

Publicado

em

Há exatos 25 anos (21 de janeiro/2021), nascia na página de esportes do jornal O Rio Branco, a coluna esportiva Na Marca da Cal, com textos assinados por este escriba. Neste espaço foram narrados inúmeros aspectos do cotidiano esportivo acreano, sendo que a coluna circulou no jornal O Rio Branco (2001 a maio 2015), jornal Opinião (de maio de 2015 a março de 2023) e segue ativa no seu próprio site (namarcadacal.com.br).

Neste um quarto de século, a coluna opinativa vinculou momentos importantes do esporte local, principalmente do cotidiano do futebol acreano, muitas delas com opiniões. O imbróglio a respeito da polêmico do caso Treze, da Paraíba, quando o clube nordestino provocou a exclusão do Rio Branco do Campeonato Brasileiro da Série C de 2011, após o clube acreano acionar e conseguir na Justiça Comum a reabertura do estádio Arena da Floresta para jogos com a presença do torcedor, mesmo com parecer contrário da Promotoria Especializada da Defesa do Consumidor do Governo do Estado, ilustrou por diversas vezes esse episódio. Naquele época, o Treze-PB buscou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e arrancou a vaga do Rio Branco. A partir daí houve uma queda de braço na esfera judicial envolvendo os dois clubes. No entanto, pouco mais de um ano e meio após o fato, houve um acordo intermediado pelo ministro Luiz Fux (STF) e o Estrelão retornou ao torneio na temporada 2013 – a competição ocorreu com a participação de 21 equipes (o normal seriam 20 clubes), mas o Rio Branco, sem dinheiro e organização, fez uma campanha pífia e ainda acumulou uma dívida grandiosa (passivo trabalhista), algo que quase culminou com o fechamento do clube.

Outro assunto que ilustrou por diversas vezes a coluna foi a pandemia do novo coronavírus, principalmente nos primeiros meses da doença, no período de março a setembro de 2020. Neste período, a coluna sempre foi uma defensora assídua que o mais importante naquele momento era a preservação das vidas dos profissionais (atletas, membros das comissões técnicas, árbitros, cronistas esportivos entre outros) envolvidos em competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e federações filiadas, ao invés de baixar a guarda para o discurso da reabertura da economia, algo que, certamente, onde ocorreu, ocasionou mais mortes.

Também outros esportes tiveram generosos espaços na coluna, principalmente no sentido de anunciar suas competições, estatísticas, fotos legendas, visitas de personalidades esportivas, clínicas/cursos, palestras, participação de atletas acreanos em competições nacionais, o chamado alô, felicitações de aniversário e ainda divulgar os méritos conquistados por atletas acreanos que se destacavam em torneios fora do estado entre outras fatos.

A coluna ainda ilustrou, por diversas vezes, uma fotolegenda no espaço (“o que você não viu”), isso sem falar das críticas, elogios e informações que eram divulgadas no espaço denominado As Curtinhas (textos bem menores e informativos do cotidiano). Foram tempos de muita dedicação e produção. Um tempo que jamais esquecerei e que prefiro chamar de um generoso legado para a história esportiva acreana.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas