Admirável mundo novo
A “instagranlização do tempo” na sociedade contemporânea e a ditadura ansiosa do feedback das redes sociais.
O termo “instagranlização” ainda não consta como verbete em nenhum dicionário, e o que passo a compartilhar com os amigos é parte do processo de pesquisa realizadono meu doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e durante pesquisas no leste Europeu durante o inverno de 2023. Trataremos a respeito da forma de percepção do tempo na sociedade contemporânea, e ousamos cunhar um termo para definir essa visão a respeito da percepção do tempo definido pela “instagranlização do tempo”.
E o que de fato esse termo “instagranlização” do tempo teria de conexão com todas as modificações e impactos da sociedade interferida pela inteligência artificial? Essa nomenclatura sintetiza parte das alterações contemporâneas a respeito do tempo e da historicidade, e como abordagem heiddeggeriana que nos propomos, estes fatores de tempo e historicidade – historicidade diferente de uma simplória linha do tempo escatológica, definitivamente não é isso! A pergunta que nos deve ser apresentada é porque entre todas as redes sociais o Instagram foi escolhido para exemplificar uma análise específica da sociedade contemporânea. Talvez, o termo “instagranlização” do tempo não seja o mais apropriado. O mais próximo que temos disso já usado é o termo referente a espaços e a vida que podem ser “instagramaveis”.
Mas de fato o que há por trás desse conceito tão intrigante que nos apropriamos da rede social instagram? Entre todas as redes sociais o Instagram criou ferramentas que explicam parte da ansiedade e das complexidades que definem a sociedade contemporânea. Aparenta ser muito claro que nossa sociedade vive uma ditadura vinculada ao tempo. Você pode normalmente ir ao banheiro e responder mensagens fora do horário de trabalho no wattssapp e todo mundo achar normal que você responda uma mensagem as 3:00 da manhã. O que ocorre de fato é um processo de controle de tempo e redução do mesmo a drops de 15 a 20 segundos que resumem o contexto de uma história ou um enredo, especialmente os Reels e os Stories do Instagram possuem características que explicam esse processo que interfere na percepção cada vez mais das pessoas a respeito do tempo na sociedade contemporânea. Em síntese, esse é o mesmo efeito provocado que faz com que você leia a chamada apelativa do seu newlestter preferido, sempre em fontes e cores chamativas, que repercutem quase que instantaneamente as informações não mais do resumo do dia, mas da hora, do minuto, do instante, em tempo real.