GERAL
AC entre os estados com menores acessos dos medicamentos genéricos nas farmácias
Por Wanglézio Braga
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares, a PróGenéricos, mostra que o Acre é um dos estados brasileiros em que os genéricos possuem menor participação nas farmácias do país.
Pará (29,66%), Acre (29,24%), Tocantins (28,38%), Amazonas (27,47%) e Roraima (26,27%) são os estados em que os genéricos são menos acessados em regiões com baixa densidade populacional e com indicadores socioeconômicos abaixo da média nacional.
Em primeiro, está Minas Gerais, que consome 44,27%. Em segundo lugar Pernambuco com 41,43%. Em terceiro lugar vem o Rio Grande do Sul 41,15% .
Segundo a PróGenéricos, “Os genéricos são o principal instrumento de acesso a medicamentos do país e uma das maiores conquistas da população brasileira. Ampliar a participação dos genéricos nos estados e regiões onde a participação está abaixo da média do mercado não é uma preocupação comercial da indústria, mas uma agenda de saúde pública que irá beneficiar imensamente toda população”.