CULTURA & ENTRETENIMENTO
Academia Acreana de Letras contempla a comandante da PM, coronel Marta, com a comenda José Potyguara
A coronel Marta Renata Freitas, recebeu da AAL a Comenda da Ordem do Mérito Cultural José Potyguara
Assessoria
A coronel Marta Renata, primeira mulher a assumir o comando da Polícia Militar do Estado do Acre, recebeu nesta segunda-feira (17), no Auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural José Potyguara, concedida pela Academia Acreana de Letras (AAL).
A honraria, considerada a maior distinção da instituição para personalidades que se destacam nos âmbitos cultural e educacional do Acre, integrou a programação comemorativa dos 88 anos de fundação da AAL. As atividades tiveram início em 5 de setembro e foram encerradas nesta segunda-feira (17).
Além da coronel, outras personalidades também foram agraciadas com a comenda, entre elas Marta Renata da Silva Freitas Alves, Peregrina Gomes Serra e Raimundo Irineu Serra (in memoriam). Entre os imortais da Academia que receberam a distinção estão Álvaro Sobralino de Albuquerque, Claudemir Carvalho de Mesquita, Dalmir Rodrigues Ferreira, Edir Figueira Marques de Oliveira, Francis Mary Alves de Lima (Bruxinha), Francisco de Moura Pinheiro (Dandão), José Dourado de Souza e Maria José Bezerra da Silva.
A programação incluiu ainda Moções de Aplausos a diversas entidades ligadas à cultura, ao esporte e a instituições fiscalizadoras de cunho jurídico. Foram oferecidas palestras com temáticas variadas para estudantes e acadêmicos, além de lançamentos de livros de autores acreanos, recitais poéticos e apresentações musicais de artistas locais.

Confrades da Academia Acreana de Letras (AAL), recebem Comenda da Ordem do Mérito Cultural José Potyguara em solenidade realizada no Museu dos Povos Acreanos
Quem é Marta Renata Freitas?
A coronel Marta Renata Freitas é graduada em Direito e pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa. Antes de ingressar na Polícia Militar, atuou como professora substituta da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Ainda como estudante de Direito, decidiu prestar concurso para a Polícia Militar. Convocada em 2005, construiu uma carreira marcada pelo brilhantismo, galgando com garra e determinação as mais elevadas patentes da corporação. Entrou para a história do Acre como a primeira mulher coronel a assumir o comando da Polícia Militar do Estado.
“Marta Renata Freitas é um dos maiores exemplos a serem seguidos, pois foi ela quem quebrou, através da força da educação, todas as barreiras impostas por uma sociedade injusta construída por um patriarcado desumano de outrora. Mulheres fortes e determinadas como a coronel Marta Freitas, Francis Mary Alves de Lima (Bruxinha), Maria José Bezerra da Silva, Edir Figueira Marques de Oliveira, entre outras, devem ser lembradas para a eternidade”, destacou o imortal e Diretor de Relações Públicas da AAL, o historiador Enilson Amorim.

