Connect with us

ACRE

Academia Acreana de Letras mostra como ex-reitor da Ufac teve candidatura indeferida

Publicado

em

Foto: Jonas Filho/Reprodução Facebook

A Academia Acreana de Letras (AAL) apresentou, na tarde desta terça, 5, a carta resposta que foi enviada, via WhatsApp, da presidência interina para o paleontólogo e ex-reitor da Universidade Federal do Acre (UFAC) Jonas Filho. A carta enviada pela Comissão Eleitoral no dia 27 de junho, mostra de forma clara e precisa, o item do edital que o candidato feriu e que resultou no indeferimento de sua candidatura.

Imagem da carta enviada pela comissão eleitoral da AAL no dia 27 de junho ao professor Jonas Filho identificando o item do edital que ele havia ferido

Segundo a professora Dr. ª Luísa Galvão Lessa Karlberg, “o ex-reitor Jonas Filho quer holofotes. Deixou de entregar a produção intelectual dele, como pedia o Edital. Porque não leu o Edital como os demais concorrentes fizeram? Ou julgou ser a AAL uma instituição acéfala, sem Estatuto e Regimento? AAL, nesta gestão, se conduz, sempre, com zelo, respeito e responsabilidade. A eleição foi conduzida com toda lisura. Lamentavelmente o Dr. Jonas não aceita a não homologação de sua candidatura como lhe foi explicado por carta, no dia 27 de junho, como atesta o recebimento dele. Reconhecemos ser grande pesquisador, mas nem por isso deve descumprir o Edital. Agora vem jogar pedras numa Academia que tem 85 anos de vida e da qual ele queria fazer parte. É lamentável e triste esse tipo de comportamento. A AAL sempre foi imparcial. Temos os documentos que entregou como prova da ausência de sua produção acadêmica. No entanto, a Comissão, com toda pressão recebida, foi muito ética e agiu em conformidade com o Edital”, finaliza a Presidente da AAL que se encontra na Europa.

Imagem do recebido

Para o professor Enilson Amorim, Diretor de Relações Públicas da AAL, “todos os componentes da Comissão Eleitoral agiram com bastante lisura, no que pese as eleições deste ano, principalmente quanto às exigências do Edital. Inclusive nossa Comissão foi bastante enérgica dando respostas aos demais candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas através de uma Carta Resposta e, nela, identificando o item do edital que o candidato não havia cumprido. Entretanto, esperamos que em uma outra oportunidade o nobre professor possa participar do pleito lendo atentamente o edital”. 

SOBRE A AAL

A Academia Acreana de Letras (AAL) é tida como a mais elevada instituição cultural no âmbito do Estado do Acre, sendo fundada em 17 de novembro de 1937. A confraria é composta pelas cabeças mais brilhantes no seguimento das artes e das letras.  Na atualidade, a AAL está sendo presidida pelo professor e escritor Renã Pontes, interinamente. A instituição publicou seu edital para a ocupação de 10 cadeiras vacantes no dia 25 de maio e as inscrições tiveram início nos dias 23, 24 e 25 de junho no Museu do Tribunal de Justiça. Já os nomes dos candidatos que tiveram suas candidaturas homologadas foram publicados no dia 20 de junho e a eleição aconteceu no dia 30 do mesmo mês também no Museu do Tribunal de Justiça. Para o escritor Renã Corrêa Pontes Presidente interinamente da AAL “O indeferimento da candidatura do Dr. Jonas Pereira de Souza Filho, ocorreu porque ele não entregou à Comissão Eleitoral sua fortuna intelectual tangível, acorde as exigências editalícias. A Academia Acreana de Letras (AAL) respeita e valoriza o labor científico do ilustríssimo Dr. Jonas Filho, ex-reitor da UFAC, e espera que ele se candidate em vindouro pleito da AAL, desta vez, entregando o seu material completo à Comissão Eleitoral. Nos regimes democráticos – quando emprestamos nosso nome à eleição – estamos sujeitos a ganhar ou perder. A forma como encaramos isto, tentar outra vez, no tempo certo, no caso de perda, isto sim, fará toda a diferença”. Seguiremos firmes e cada dia mais fortes e unidos. Damos as boas-vindas aos eleitos. Vamos trabalhar e produzir.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas