SAÚDE
Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são intensificadas na capital
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), avança em mais uma etapa de ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela urbana.
A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) está diariamente nos bairros com os agentes de endemias visitando os domicílios, dando as orientações necessárias de prevenção, realizando ações educativas, fazendo a borrifação nas ruas e, em casos de suspeita notificada, o carro de fumacê passa intensificando a ação de combate.
Segundo o Boletim Epidemiológico de 2022, foram registrados 1.626 casos suspeitos de dengue. A investigação Epidemiológica embasada nos critérios laboratorial e clínico epidemiológico, confirmou apenas 240 casos, sendo descartados 1.386, não havendo confirmação de óbitos no referido ano.
De acordo com o diretor da DVS, Leandro Siqueira, a pesquisa que será lançada na próxima semana referente a larvária amostral para avaliar a infestação pelo vetor Aedes – LIRAa que vai de 15 a 19 de maio e irá se estender a todos os bairros de Rio Branco. Ele explicou que o lançamento será na Urap São Francisco.
“As ações de vigilância em saúde, principalmente as voltadas para o controle de doenças transmitidas por vetores, como a dengue, é fundamental para a identificação de focos do mosquito e controle da infestação nos bairros, além de evitar surtos e epidemias”, explicou.
Sobre o LIRAa – O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) é um método para obtenção rápida de indicadores entomológicos, pois permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti e os locais com maior infestação. O Sistema LIRAa/LIA auxilia as análises entomológicas e fornece informações sobre índice Predial (% de imóveis positivos), tipo de depósito positivos, e direciona as ações de controle de vetor.