GERAL
Para ajudar na geração de novas empresas de base tecnológica e inovação, Governo do Acre adere Programa Centelha
As ideias inovadoras que estimulam a cultura empreendedora poderão contar com o apoio do Programa Centelha, que oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso. Isso foi possível após o governo do Acre aderir e investir nessa iniciativa do governo federal, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Na apresentação do programa na tarde desta terça-feira, 29, no SebraeLab, em Rio Branco, o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, destacou o esforço conjunto para trazer a ação para o Acre.
“Agradecemos ao governador Gladson Cameli e à vice-governadora Mailza Assis pela visão empreendedora, assim como ao secretário de Planejamento Ricardo Brandão, à Fapac [Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Acre], na pessoa do Moises Diniz, e ao governo federal, por gerar essa oportunidade à nossa população”, acrescentou Mesquita.
Em videoconferência, o superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico (APDT) da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), André Nunes, explicou as etapas do programa até o edital, que deverá ser lançado pela Fapac.
“A gente queria começar pelo Acre, que não tinha projeto conosco. Para a Finep e o MCTI, é um momento especial, o início de um grande trabalho. Não tenho dúvidas do sucesso desse projeto que estimula a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora no Brasil”, observou Nunes.
O Programa Centelha é resultado de uma iniciativa do MCTI e da Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.
O presidente da Fapac, Moises Diniz, lembrou que a inovação e tecnologia possuem um papel essencial para dar mais qualidade de vida à população, e que “o Centelha vem para consolidar os avanços em desenvolvimento que o Acre tem alcançado nos últimos anos”.
A coordenadora de Inovação Tecnológica da Fapac, Shirley Marçal, explicou que, além da assinatura de anuência do governo do Estado, a proposta de adesão será inscrita na plataforma do Finep. “No dia 29 de novembro será divulgado o resultado final. Uma vez habilitada, a Fapac, em conjunto com o Finep, lançará o edital para que as empresas participem do programa em 2025”, detalhou.