POLÍTICA
Acre é protagonista do café no Brasil em 2025 com presença em feiras e inauguração de unidade de beneficiamento


Em edições anteriores, com apoio do governo, Federação das Indústrias do Acre ( Fieac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresas acreanas tiveram oportunidade de divulgar seus produtos e ampliar a participação no mercado internacional. Atualmente algumas já estão exportando, como é o caso da Bootnorte Calçados, Café Contri, Nutrak e Bebidas Quinari, e outras estão se preparando para exportar.
Suporte ao setor produtivo
Paralelamente às ações de apoio à produção e à exportação, a Agência de Negócios vem investindo na qualificação profissional de centenas de pessoas, tanto na capital quanto no interior. Para trabalhadores e empresas, a formação inicial e continuada representa oportunidades reais de crescimento e transformação.
Desde 2023, com um investimento de R$ 320 mil, recurso proveniente de emendas parlamentares estaduais, a Anac, por meio do projeto Centro de Inovação e Qualificação para Negócios (CIQN) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), propiciou a qualificação de 871 profissionais, ao todo.

Somente pelo Sesi, com emendas no valor de R$ 50 mil, cursos na área de segurança do trabalho alcançaram 371 pessoas. Em 2024 e 2025, com a alocação de mais 270 mil, também de emendas parlamentares, a parceria com o Senai viabilizou a qualificação para mais 500 pessoas. Entre os participantes, funcionários de empresas coligadas à Anac, como a Dom Porquito Agroindústria.
No primeiro semestre de 2025, os cursos realizados em parceria com o Instituto Senai viabilizaram a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia, instaladores de energia elétrica predial, instaladores hidráulicos, pedreiros de revestimento e elevação em alvenaria, além de qualificar profissionais para o trabalho em processos administrativos de RH e departamento pessoal, rotinas e lançamento contábil, informática básica e instalador de sistemas fotovoltaicos.

“Aproveito para agradecer ao nosso governador Gladson Camelí e à vice-governadora Mailza Assis, pela confiança, por todo empenho para que a Anac possa continuar unindo forças para dar suporte às empresas e fortalecer a economia. O apoio dos parlamentares da nossa Assembleia Legislativa, que acreditaram nesta iniciativa e alocaram recursos por meio de emendas estaduais, também foi decisivo para que pudéssemos tirar projetos do papel e fazer acontecer, assim como as instituições parceiras nessa iniciativa. A todos, nosso muito obrigado”, disse Waleska Bezerra.
Mais recentemente, o governo do Acre, por meio da Anac, Seict, Fieac e Fórum Empresarial, realizou um curso de comércio exterior. A formação reuniu empreendedores, profissionais do setor produtivo e estudantes interessados em saber mais sobre estratégias de importação e exportação. O conteúdo abordou temas relativos à documentação aduaneira, logística, câmbio e marketing internacional.
Desenvolvimento com identidade local
As ações integram uma estratégia de desenvolvimento que valoriza os potenciais locais, promove inclusão produtiva e busca atrair investimentos. “Nosso foco é criar oportunidades, fortalecer negócios locais e preparar o Acre para competir com qualidade, tanto no mercado interno quanto no internacional”, destaca a gestora da Anac.
Com iniciativas concretas e visão de futuro, o Acre segue construindo um ambiente mais favorável ao crescimento econômico, com sustentabilidade e inclusão social.



















