ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acre em alerta: Rio Branco e Cruzeiro do Sul sob risco moderado de alagamentos e transbordamentos
O Acre, especialmente as regiões de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, está sob risco moderado de inundações e enxurradas nesta terça-feira, devido à previsão de chuvas de intensidade moderada a forte ao longo de todo o dia, segundo o monitoramento hidrológico mais recente.
De acordo com o boletim, há possibilidade de inundação gradual de áreas ribeirinhas por extravasamento de rios e igarapés, além de alagamentos urbanos, transbordamento de córregos secundários e enxurradas em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente nas duas principais regiões geográficas do Acre. O mesmo cenário também atinge o município de Tefé, no Amazonas.
No Sudeste, os stados de São Paulo e Rio de Janeiro também apresentam risco moderado para alagamentos e enxurradas, especialmente nas regiões de Sorocaba, capital paulista e Rio de Janeiro, onde são esperadas pancadas de chuva mais intensas a partir da tarde.
Além dos impactos hidrológicos, São Paulo enfrenta ainda risco geológico moderado para a ocorrência de deslizamentos de terra, principalmente nas regiões de Sorocaba e da capital, devido à combinação de acumulados elevados de chuva nos últimos cinco dias, solo encharcado e previsão de novos volumes significativos de precipitação. Nessas áreas, o perigo é maior em encostas urbanas e regiões com alta suscetibilidade a movimentos de massa.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) reforça que o registro de ocorrências de alagamentos, enxurradas ou deslizamentos, mesmo que pequenos, é fundamental para melhorar a precisão dos alertas. A população pode informar eventos pelo formulário oficial disponível em:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php









