Connect with us

POLÍTICA

Acre encerra participação na COP26 em painel sobre bioeconomia com transmissão oficial das Nações Unidas

Publicado

em

Agência AC

A Comitiva do Acre encerrou a participação na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow (Escócia), com uma participação oficial no painel sobre Bioeconomia transmitido pelo canal do YouTube das Nações Unidas. O secretário do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Israel Milani, falou sobre as iniciativas das cadeias florestais não madeireiras do murumuru, cocão e buriti.

O painel aconteceu nesta terça-feira, 9, e foi organizado pela Força-Tarefa de Governadores para o Clima e a Floresta (GCF). Um vídeo sobre as iniciativas acreanas foi apresentando para um público de alto nível presente em um dos auditórios principais da COP26.

Secretário de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Israel Milani Foto: Katiúscia Miranda/Semapi

Israel Milani representou o governador Gladson Cameli e em sua fala destacou as ações do governo do Acre, que valorizam as pessoas que vivem na floresta. “Nós temos um grande desafio, que é tornar as nossas florestas produtivas, viáveis e valorizar as pessoas que vivem na Amazônia. Nós precisamos dar dignidade ao nosso povo, para ter sustentabilidade, desenvolvimento econômico e também ambiental”.

Denominado “Plano de Ação de Manaus: um novo caminho para a floresta, as pessoas e as economias em um mundo pós-pandemia”, o painel uniu representantes de diferentes regiões de florestas tropicais, que puderam expor as visões, desafios e oportunidades vinculados ao desenvolvimento da bioeconomia, valorizando a floresta em pé e gerando renda e bem-estar para a população local.

“Estas reflexões são essenciais para a construção do Plano de Ação de Manaus, como instrumento norteador das atividades da Força Tarefa para o período 2022 a 2027 e que deve ser submetido para consideração dos seus membros na Reunião Anual a ser realizada na cidade de Manaus/Brasil no próximo ano”, explicou o secretário executivo da Força Tarefa GCF/Brasil, Carlos Aragon, que também foi moderador do painel.

O painel uniu representantes de diferentes regiões de florestas tropicais, que puderam expor as visões, desafios e oportunidades vinculados ao desenvolvimento da bioeconomia Foto: Katiúscia Miranda/Semapi

O secretário de Relações Federativas e Institucionais do Estado do Amazonas, Adriano Mendonça, representou o governador Wilson Lima, Presidente do GCF e falou sobre a importância do painel. Participaram ainda a Diretora de Ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Julie Messias, o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, o governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, a liderança indígena da Amazônia representando o Acre, Francisca Arara.

A discussão contou ainda com as participações do secretário de Meio Ambiente de Jalisco/México, Sérgio Graf, do governador de Pastaza, Equador, David Alejandro, da secretária executiva da Força Tarefa GCF/Peru, Fabiola Muñoz, e do secretário Global Força Tarefa GCF, Fernando Briones. O evento contou com tradução simultânea português-espanhol.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas