GERAL
Acre entra na Rota do Mel e impulsiona apicultura como vetor de desenvolvimento sustentável
O Acre foi destacado como um dos novos polos da Rota do Mel, programa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que fortalece a apicultura e meliponicultura em todo o país. O anúncio foi feito durante o 5º Congresso Mineiro de Apicultura e o 22º Seminário de Apicultura do Norte de Minas Gerais, realizados nos dias 22 e 23 de outubro em Montes Claros (MG), reunindo cerca de 1.700 participantes entre produtores, pesquisadores, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas.
O secretário Nacional de Políticas de Desenvolvimento Territorial e Regional do MIDR, Daniel Fortunato, destacou que a expansão da Rota do Mel até 2026 contemplará o Acre, além de Amapá, Roraima, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Maranhão, Goiás e Tocantins. “Nosso objetivo é fazer do mel um verdadeiro vetor de desenvolvimento sustentável, fortalecendo a agricultura familiar, promovendo inclusão social e conectando o Brasil com o mundo”, afirmou.
Criada em 2012, a Rota do Mel já atua em 12 estados, com 14 polos e 370 municípios atendidos, promovendo renda, preservação ambiental e valorização da agricultura familiar, especialmente em regiões de baixa renda e no semiárido brasileiro.

