POLÍTICA
Acre pode ser vistoriado em missão do Senado para avaliar saneamento básico
As condições de saneamento básico no Acre podem estar sob o olhar do Senado Federal. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizará diligências no Estado, além de São Paulo e Tocantins, para investigar a situação do saneamento nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país.
O pedido foi proposto pelo senador Jorge Seif (PL-SC), relator da política pública sobre saneamento básico no país, que está sendo fiscalizada pela comissão neste ano. Após avaliar a situação em Santa Catarina no início do mês, o senador agora busca uma visão aprofundada da realidade acreana.
“A realização das diligências permitirá a coleta de informações qualificadas diretamente dos territórios, através da escuta de gestores locais, operadores, consórcios e comunidades”, argumenta Seif. Essa “imersão” tem como objetivo garantir uma análise mais robusta sobre a efetividade das diretrizes previstas no novo marco legal do saneamento, o que pode resultar em melhorias significativas para a infraestrutura e a qualidade de vida da população do Acre.
Além das vistorias, a pauta da comissão também inclui um segundo requerimento (REQ 21/2025 – CDR), também de autoria de Seif, que propõe uma audiência pública para analisar os critérios de repasse e acesso a recursos federais para o saneamento básico.
Fonte: Agência Senado