SAÚDE
Acre recebe 3.800 doses de vacina contra VSR; estado terá a 7ª menor distribuição proporcional do país
O Acre receberá 3.800 doses do primeiro lote nacional de vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), volume que representa 0,56% das 673 mil doses distribuídas pelo Ministério da Saúde — proporção inferior à média nacional quando observada a participação populacional do estado. Enquanto São Paulo concentrará 20% do total e Minas Gerais 9,2%, o Acre aparece entre as menores remessas do país, atrás apenas de Amapá, Roraima, Tocantins, Rondônia, Sergipe e Mato Grosso do Sul.
A imunização, gratuita pelo SUS, será destinada a gestantes a partir da 28ª semana, com o objetivo de reduzir casos graves de bronquiolite em recém-nascidos. Segundo o ministro Alexandre Padilha, a chegada do imunizante representa “um passo decisivo” para proteger mães e bebês, especialmente diante do impacto do vírus: o VSR responde por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
O Brasil já registra, até 22 de novembro, 43,2 mil casos de SRAG causados pelo VSR, sendo 82,5% (35,5 mil) em crianças com menos de dois anos. A estratégia materna demonstrou eficácia de 81,8% na prevenção de quadros graves nos três primeiros meses de vida, segundo o Estudo Matisse.
O lote distribuído agora integra a compra de 1,8 milhão de doses, e as entregas ocorrerão entre os dias 2 e 3 de dezembro por modal aéreo, rodoviário e multimodal. No Acre, a vacinação começa assim que as doses forem entregues às Unidades Básicas de Saúde. Gestantes poderão receber o imunizante junto às vacinas de influenza e covid-19, sem necessidade de intervalo.
A chegada da vacina também marca o início da transferência de tecnologia para produção nacional pelo Instituto Butantan, reduzindo custos e garantindo autonomia ao país.

