GERAL
Acre tem alta de 3,2% no varejo ampliado, terceira maior do país em agosto, aponta IBGE
O Acre registrou em agosto de 2025 um crescimento de 3,2% no volume de vendas do comércio varejista ampliado — que inclui, além das atividades do varejo tradicional, os setores de veículos, motos, peças, materiais de construção e atacado de alimentos, bebidas e fumo. O resultado foi o terceiro melhor desempenho do país, atrás apenas de Mato Grosso (6,1%) e Maranhão (2,9%), segundo dados divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O desempenho positivo do Acre contrasta com o cenário nacional, em que o varejo ampliado caiu 2,1% na comparação com agosto de 2024. Apenas 11 das 27 unidades da federação apresentaram crescimento nas vendas, enquanto 16 tiveram retração.
Na passagem de julho para agosto, o varejo acreano também avançou 0,4%, superando a média nacional (0,2%) e confirmando a recuperação do setor após meses de estabilidade. No país, o comércio varejista interrompeu uma sequência de quatro quedas seguidas e acumulou alta de 1,6% no ano e 2,2% em 12 meses.
Entre os segmentos com melhor desempenho nacional em agosto estão equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (4,9%), tecidos, vestuário e calçados (1,0%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%). As maiores quedas ocorreram em livros, jornais e papelaria (-2,1%) e combustíveis e lubrificantes (-0,6%).
No Acre, o bom resultado do varejo ampliado reflete o aquecimento do mercado de veículos, materiais de construção e atacado de alimentos, setores que seguem impulsionando a economia local e indicando retomada gradual da atividade comercial no estado.