ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acre tem taxa abaixo da média nacional no número de médicos por 1 mil habitantes
Por Wanglézio Braga
Dados da Faculdade de Medicina da USP e do Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio do estudo de Demografia Médica no Brasil apontam aponta que o Acre está abaixo da média nacional no número de médicos por 1 mil habitantes. A taxa nacional é de 2,56 enquanto que o nosso estado registra 1,4. A taxa é a terceira menor da região norte.
Rondônia e Tocantins possuem taxa igual, de 2,1 são as maiores. O Amapá vem em seguida com 1,8. Roraima tem 1,6. O Pará e Amazonas, respectivamente possuem as taxas mais baixas com 1,1 e 1,3 respectivamente.
O Distrito Federal possui a maior proporção 5,5 médicos por mil moradores (similar a taxa da Áustria 5,3 a maior taxa da Europa), e a menor do país é observada no Pará (1,1), aproximadamente da Índia (0.9)
O Brasil, em proporção por 1 mil habitantes o Brasil possui 2,56 médicos a cada grupo de mil pessoas, em 2022. Um total de 546 mil médicos estão registrados no CFM.
A taxa mais atual de janeiro de 2023 é de 2,6 médicos. A média mundial é 1,7 médicos por habitantes, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A autarquia mundial recomenda 1 médico a cada 1.000 habitantes. Porém, é observada uma desproporção regional. Os médicos estão concentrados nos centros urbanos.