Connect with us

ACRE

Governo leva atendimento de prevenção à violência contra a mulher para o interior do Acre

Publicado

em

Por Assessoria

Em tempo de pandemia, dados comprovam que a violência doméstica teve aumento significativo, no País e o Estado do Acre está dentre os estados com mais vítimas. Diante dos fatos, o governo do Estado, está levando serviços de prevenção à Violência contra Mulher e Cidadania – através da equipe multidisciplinar (SEASDHM/Diretoria de Políticas para Mulheres), através do Programa Mulher, Viver com Segurança e Dignidade – que faz parte do Plano Estadual de Polícias para Mulheres, com o objetivo de atender mulheres do campo, da floresta, negras, indígenas, ribeirinhas, idosas, transexual, carcerárias, lésbicas e mulheres com deficiência, considerando a necessidade de fortalecer ações de promoção à saúde, prevenção de agravos em tempo de pandemia e disseminação da COVID-19 nos municípios do estado do Acre. 

Levar políticas públicas as mulheres em vulnerabilidade social dos doze municípios do Acre, é um dos principais compromissos do governo Gladson Cameli e também da Primeira-Dama Ana Paula Cameli, que acompanha e apoia as agendas da Diretoria de Políticas para Mulheres – com referência as causas e políticas das minorias.

Em parceria com a SESACRE/Saúde Itinerante Especializado, o programa Mulher, Viver com Segurança e Dignidade, já atendeu mulheres dos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia e Tarauacá.

Diretora de Políticas pra Mulheres Isnailda Gondim e a prefeira de Tarauacá Maria Lucinéia

A ação de Tarauacá aconteceu no período de 23 e 24 de abril, através SEASDHM/ Diretoria de Políticas para Mulheres, executou o atendimento a 33 mulheres carcerárias, com atendimento ginecológicos, clinico geral, exames laboratoriais, atendimentos social, acolhimento psicológico e orientação jurídica – através da equipe multidisciplinar – na Unidade Móvel (Ônibus Lilás), ao todo 126 mulheres.

A agenda em Tarauacá, deu seguimento com a capacitação em Gêneros e Raças (Diretoria de Política para Mulheres – Isnailda Gondim, e Diretoria de Direitos Humanos – Goreth Pinto), para agentes comunitários de saúde, dando dicas como os mesmos detectarem a possível violência doméstica; Palestras sobre Políticas Públicas para Mulheres (Isnailda Gondim) e Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial (Goreth Pinto), para vereadores e assessores, prefeita Maria Lucineia Nery de Lima Menezes, vice-prefeito Raimundo Maranguape, secretários municipais e lideranças indígenas; Visita a Delegacia de Polícia Civil – Sala de Atendimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica; Visita a Unidade Penitenciária Feminino de Tarauacá.

Maria Lucinéia e a diretora de Politicas pra Mulheres Isnailda Gondim – juntas em prol das mulheres em vulnerabilidade social

Isnailda Gondim, Diretora de Política para Mulheres, destacou que “É necessário que as vozes das mulheres também ecoem nos espaços políticos e nas políticas públicas. Para isso, são necessárias políticas para e pelas mulheres, tendo em vista as experiências do passado recente, os desafios presentes e as propostas para o futuro. Essas políticas tornam-se um laboratório de inovação nas políticas públicas, pela importância conferida e mecanismos de participação. Estamos executando o programa do governador Gladson Cameli – Mulher, Viver com Segurança e Dignidade. A SEASDHM por meio da Diretoria de Políticas para as Mulheres está executando ações de prevenção a violência contra a mulher, além de trabalhar a independência econômica delas, para que possam sair do ciclo de violência e terem direito a melhor qualidade de vida”.

”Tarauacá está sendo contemplado com ação desenvolvida pelo governado do Estado, através da Diretoria de Políticas para Mulheres e a Diretora Isnailda Gondim é para nós mulheres um exemplo que devemos seguir e levar as outras mulheres. Seu entendimento, sua defesa e o seu comprometimento com as políticas públicas para as mulheres, defendendo os nossos direitos e mostrando que a prevenção contra a violência para as mulheres é essencial. Precisamos de igualdade entre homens e mulheres, para termos as políticas de minorias equiparadas.  Ainda vivemos momentos de desigualdade, temos muito a crescer e a desenvolver no nosso município, com esse acolhimento”, ressaltou prefeita Maria Lucineia Nery de Lima Menezes.

O deputado federal Jesus Sérgio prestigiou a Ação do Governo do Estado

O deputado federal Jesus Sérgio, acompanhou a ação e agradeceu o governador Gladson Cameli, pela visão e pelo comprometimento em levar políticas públicas para mulheres no Estado. Em alusão aos 108 anos de emancipação político administrativo, o deputado ganhou adereços da comunidade indígena e participou da palestra sobre Políticas Públicas para Mulheres e Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial a caráter, em respeito e homenagem as lideranças indígenas de Tarauacá.  “Levar ações as mulheres em vulnerabilidade é um ato nobre e de gestor comprometido com a igualdade. O Trabalho realizado pelo governo através da Diretoria de Políticas para Mulheres, está sendo referência para outros estados”, concluiu Jesus Sérgio.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas