GERAL
Acreana que mora na Espanha relata pavor da população com apagão desta segunda, 28: “Guerra cibernética?”
A acreana Helena Cordeiro, que mora na Espanha, relatou ao AcreNews que o apagão desta segunda-feira, 28, espalhou um inevitável pavor entre a população. Pessoas correram para comprar alimentos e luz, em função do que, segundo ela, anciãos da Europa já vêm falando há tempos.
Segundo Helena Cordeiro, o temor mais visível entre as pessoas é de uma possível guerra. Poderia ser um ataque cibernético, diziam, em meio a muito desencontro de informações. “Ainda hoje tem lugares que continuam sem luz”, informa Helena.
Além da Espanha, Portugal e parte da França também foram atingidos por uma queda generalizada de energia, que paralisou o transporte público, causou grandes engarrafamentos e atrasos em voos.
Redes de transporte foram paralisadas, hospitais ficaram sem energia e pessoas ficaram presas no metrô e nos elevadores.
As concessionárias de serviços públicos tentaram restaurar a rede, mas a operadora espanhola de transmissão de energia, Red Eléctrica, afirmou que a interrupção poderia durar de seis a 10 horas.
Autoridades avaliavam a possibilidade de um ataque cibernético ter causado o apagão. Entretanto, o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, afirmou que não há indícios disso.