Connect with us

ACRE

Acreanos terão noite privilegiada para observar quatro planetas

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Ilustração

Os acreanos vão ter bons motivos para contemplar os céus na noite desta segunda-feira (13). O pesquisador Davi Friale, informou por meio do portal O Tempo Aqui, que as noites estão privilegiadas com a fácil observação dos planetas Vênus, Júpiter, Saturno e Mercúrio.

“Assim que o Sol se põe, na mesma direção em que ele desaparece (lado oeste), porém, cerca de 50 graus acima do horizonte, você vê o planeta Vênus, o ponto mais brilhante no céu. Logo abaixo dele, aparece o planeta Mercúrio, porém, com brilho fraco”, explica.

Friale acrescenta que “No mesmo instante, olhando no sentido contrário, ou seja, na direção leste (onde o Sol nasce), você encontra o segundo ponto mais brilhante do céu: é o planeta Júpiter. Logo acima dele, pode-se ver Saturno, com brilho um pouco mais fraco”.

Já o planeta Vênus, ficará mais visível a partir das 21 horas. Para identificar Júpiter, basta olhar para o ponto mais brilhante no céu, já quase na vertical. “A partir das 23 horas, você verá este planeta no lado oeste, devido ao movimento de rotação da Terra”, conclui.

MERCÚRIO

É o planeta mais próximo ao Sol e o oitavo em tamanho no sistema solar, é também o mais rápido do Sistema Solar, perfazendo 47,87 quilômetros por segundo ao redor do Sol. A distância média é de 57,9 milhões de quilômetros do Sol. A superfície é semelhante à da Lua, rochosa e com diversas crateras.

VÊNUS

É o segundo planeta do sistema Solar mais próximo do Sol. Tem cerca de 800 milhões de anos e além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu, motivo pelo qual é conhecido desde a antiguidade como Estrela Dalva, estrela da manhã, estrela da tarde e joia do céu.

JÚPITER

Considerado o maior planeta do Sistema Solar, o quinto a partir do Sol e o quarto corpo celeste mais brilhante no céu. É orbitado por 67 satélites naturais, situando-se a uma distância média de 778,3 milhões de quilômetros do Sol. Foi batizado com esse nome em homenagem ao governante do Olimpo, Júpiter, o deus dos deuses.

SATURNO

É conhecido pelo complexo sistema de anéis formados principalmente por gelo e poeira cósmica e possui 53 luas conhecidas e outras nove em pesquisa. É composto principalmente por hidrogênio e hélio. Ou seja, não há superfície sólida. O centro de Saturno é composto por um núcleo denso de rocha, gelo e água.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas